- Pela primeira vez, o ministro da Saúde Nelson Teich participou de uma das entrevistas coletivas do governo federal de atualização das ações de combate à pandemia do coronavírus no Brasil. Ele anunciou o seu novo secretário executivo, o general Eduardo Pazuello.
- Nesta quarta-feira (22), o ministério divulgou que 2.906 pessoas morreram em decorrência da covid-19 no país até as 14h de 22 de abril.
- São 165 novos óbitos registrados nas últimas 24 horas e 45.757 casos confirmados — 2.678 em um dia. São 17.533 casos em acompanhamento (38,3%) e 25.318 recuperados (55,3%).
O ministro da Saúde, Nelson Teich, participou pela primeira vez da coletiva de imprensa do governo que anuncia ações de combate à pandemia. Ele anunciou nesta quarta-feira (22) que o general do Exército Eduardo Pazuello será o número 2 da pasta, ocupando o cargo de secretário-executivo do ministério. Segundo Teich, Pazuello "tem experiência" suficiente para ocupar o cargo.
Na gestão de Luiz Henrique Mandetta, o cargo era ocupado por João Gabbardo dos Reis.
Teich tomou posse na semana passada e vem montando a equipe, que assume em meio à pandemia do coronavírus.
— Nesses poucos dias que estou aqui, vejo que a gente precisa ser muito mais eficiente do que estamos sendo. Estamos falando de logística, de compras de equipamentos. É uma corrida contra o tempo. (Pazuello) É uma pessoa muito experiente em relação a isso.
Teich também anunciou que uma das formas de tentar evitar a proliferação do vírus é por meio do “monitoramento contínuo" da covid-19:
— Em uma situação como essa, em que você conhece pouco o problema, você não consegue prever o que vai acontecer. Quando você não domina o assunto, você tem que testar e agir. Testar, diagnosticar precocemente a consequência do teu ato e rever o que você tem que fazer.
O Ministério da Saúde atualizou os números da pandemia de coronavírus no Brasil na tarde desta quarta-feira (22). Até as 14h, eram 45.757 casos e 2.906 mortes confirmadas. Foram 166 óbitos e 2.678 novos casos nas últimas 24 horas. São 17.533 casos em acompanhamento (38,3%) e 25.318 recuperados (55,3%).
Primeira leva de EPIs vindos da China deve chegar na segunda
O ministro da infraestrutura, Tarcísio Freitas, que também participou da entrevista, anunciou que a primeira leva de equipamentos de proteção individual (EPIs) vindos da China deve chegar ao Brasil na próxima segunda-feira (27). Conforme o governo, foram adquiridos, no total, 240 milhões de equipamentos pelo Ministério da Saúde.
Na semana passada, o governo havia anunciado que os aviões que farão o transporte do material foram enviados à China. Nesta quarta, o jornal Folha de S. Paulo divulgou que a aduana chinesa quer inspecionar um lote de 5 milhões de máscaras antes de enviar uma carga de 17 milhões de unidades ao Brasil, atrasando o cronograma do governo.
Segundo Freitas, as primeiras aeronaves estão na China e aguardam inspeção para decolar. O embarque do material deve ser concluído até sábado (25) e a decolagem deve ocorrer no domingo (26). A previsão é de que os itens cheguem na segunda (27). No total, serão cerca de 40 voos para trazer todo o material.
Também participaram da coletiva de imprensa o ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, o do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.