A Trensurb vai fechar mais cedo todas as suas estações, a partir de quarta-feira (1º), durante o isolamento social como medida preventiva ao contágio pelo coronavírus. Todas irão encerrar os serviços às 22h — o horário normal é até as 23h20min.
— Buscamos ter certeza de que essa redução de horário não vai impactar em mudanças de turnos de equipes de saúde em hospitais e postos, que são prioridade máxima. Portanto, é uma questão de hábito, para as pessoas que eventualmente usem o trem neste horário, que antecipem um pouco o seu retorno para casa — afirma o diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto.
Também haverá alteração no horário das bilheterias dos 10 terminais que têm menor movimento. A venda de passagens nesses locais será somente das 5h30min até 8h30min. A medida vale para as estações São Pedro, Aeroporto, Anchieta, São Luís, Petrobras, Luiz Pasteur, Rio dos Sinos, Santo Afonso, Industrial e Fenac.
Segundo a Trensurb, as alterações — que não têm data para terminar — são para proteger usuários e funcionários. A empresa também diz estar enfrentando queda brusca de passageiros e, consequentemente, da receita. A redução é de mais de 80% em dias de semana, conforme informou. Na segunda-feira (30), 30 mil pessoas usaram o sistema. Em uma segunda anterior à crise, o número de passageiros aproximado era de 160 mil.
A companhia diz ter conversado com hospitais de Porto Alegre e da Região Metropolitana para verificar se o novo horário dos trens iria atrapalhar a troca de turno das instituições. Como não há funcionários da saúde saindo nesse horário, a empresa avançou para adotar as mudanças.
Antes de as novas medidas serem anunciadas, houve negociação com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Metroviário e Conexas do Rio Grande do Sul (Sindimetrô-RS), acompanhada pela Justiça do Trabalho.
Outras medidas no transporte
A Trensurb também reforçou a higienização de trens e estações. O sistema está operando na maioria do tempo com trens acoplados, que oferecem oito vagões no lugar dos quatro usuais.
A companhia foi alvo de críticas devido a superlotação em alguns dias no horário de pico mesmo com as medidas necessárias de distanciamento entre as pessoas. Depois disso, uma parceria com a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) passou a disponibilizar ônibus para os municípios de maior demanda, desafogando os trens. São oferecidos ônibus para Canoas, pela manhã e tarde, e Esteio e Sapucaia do Sul a partir das 17h30min, mediante demanda.