O Ministério Público Federal (MPF) enviou ofício à Trensurb no qual questiona as medidas adotadas pela empresa em relação à pandemia de coronavírus. O documento foi elaborado depois que a empresa reduziu horários da tabela e houve registro de aglomerações de passageiros nas plataformas. A Trensurb ainda não enviou esclarecimentos.
Além do pedido de informações à Trensurb, os procuradores Enrico Rodrigues e Suzete Bragagnolo expediram recomendações a entes federais sobre as práticas de prevenção ao coronavírus com base nos decretos publicados pelo Estado e por municípios. Depois do retorno da Trensurb, o MPF vai averiguar se as situações informadas correspondem à realidade encontrada nas estações. Caso isso não ocorra ou as reclamações sobre lotação nos trens e estações persistam, outro tipo de ação legal pode ser tomado.
— Entrar com uma ação direta sem estabelecer um diálogo não seria o ideal — explica a procuradora da República, Suzete Bragagnolo.
A Trensurb mudou a circulação dos trens devido à queda no número de passageiros. Desde o último dia 21, os veículos passaram a ter tempo maior entre as viagens tanto nos dias úteis quanto nos finais de semana. Inicialmente, trens acoplados passaram a circular durante o dia todo para evitar aglomerações, o que não funcionou. Depois, em um plano emergencial conjunto com a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), ônibus foram disponibilizados para transportar o excedente de passageiros. Ainda assim, trens circularam lotados em horários de pico.
Por meio de nota, a Trensurb diz que “está à disposição do Ministério Público e da população para prestar quaisquer esclarecimentos que se façam necessários” e destaca que, mesmo com a dispensa de empregados integrantes de grupos de risco da covid-19, segue oferecendo seus serviços à população. Além disso, a Trensurb enfatiza a parceria com a Metroplan para reforço nos horários de pico.
Confira a íntegra da nota:
Desde o início de fevereiro, a Trensurb tem adotado medidas para combater a disseminação do novo coronavírus, intensificando a limpeza de trens e estações. Em todas as composições que chegam às estações terminais, Mercado e Novo Hamburgo, 50 profissionais de limpeza, divididos em turnos específicos, usam álcool líquido para desinfetar janelas, portas e barras. O mesmo vale para bloqueios, corrimãos e bilheterias das estações, desinfetados constantemente com álcool.
No início de março, a direção da empresa determinou a adoção de medidas adicionais. A fim de evitar ao máximo as aglomerações nos trens e estações, a circulação de trens acoplados (totalizando oito carros, ao invés dos quatro usuais) foi ampliada também para o turno da tarde. Avisos sonoros, nas estações e trens, estão sendo emitidos com informações sobre a prevenção. Essas dicas também são veiculadas nas TVs disponíveis nos trens e estações, além de serem divulgadas por meio de um guia impresso e de publicações nas redes sociais da empresa e no site institucional.
No momento, mesmo com o efetivo reduzido em função da dispensa de empregados no grupo de risco da Covid-19, a empresa segue oferecendo seu serviço para aqueles que necessitam se deslocar pela Região Metropolitana de Porto Alegre e utiliza majoritariamente trens acoplados, buscando reduzir as aglomerações no metrô.
A situação no sistema é acompanhada constantemente e, em caso de necessidade, se possível, trens adicionais são disponibilizados.
Uma parceria entre Trensurb e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) também contribui para reduzir as aglomerações no metrô nos horários de pico. Pela manhã, a partir das 6h30min, ônibus da empresa Vicasa partem das estações Canoas e Mathias Velho diretamente para a Estação Mercado. Também a partir das 6h30min, ônibus da empresa Real partem da Estação Sapucaia, indo diretamente até a Estação Mercado. À tarde, a partir das 17h30min, os ônibus da Vicasa saem da Praça Revolução Farroupilha, ao lado da Estação Mercado, tendo como destino o município de Canoas e parando em todas as estações da Trensurb no município – Niterói, Fátima, Canoas, Mathias Velho, São Luís e Petrobras. Também a partir das 17h30min, os ônibus da Real partem da Praça Revolução Farroupilha com destino à Estação Sapucaia – parando ainda nas estações Esteio e Luiz Pasteur. O número de veículos é limitado e eles partem conforme a demanda, quando a lotação dos lugares sentados é atingida.