Um plano emergencial elaborado entre a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) e a Trensurb foi colocado em prática na manhã desta terça-feira (24). Usuários reclamaram que estavam pegando trens lotados entre 6h e 8h, principalmente em Canoas e Sapucaia do Sul, locais em que as plataformas ficaram lotadas, e os trens, cheios – situações de risco por causa da propagação do coronavírus.
Desde as 8h30min, os ônibus que atendem as chamadas “linhas de integração”, entre os bairros dos municípios vizinhos à Capital e as estações de trem, estão seguindo viagem até o centro de Porto Alegre, na tentativa de diminuir a demanda nas plataformas.
Para ser executado mais cedo, a operadora das locomotivas teria que ter acionado a Metroplan, o que não ocorreu. De acordo com a Trensurb, “até então a operação dos trens estava dando conta”.
O reforço na ligação entre a Região Metropolitana e Porto Alegre conta 60 ônibus, de 16 linhas. O usuário pode optar por descer em qualquer parada - inclusive as próximas às estações de trem. Para seguir até a capital, a tarifa segue a mesma, sem cobrança extra pela viagem estendida.
A tarde, a situação será reavaliada, e se necessário o plano novamente pode ser acionado.