As empresas de ônibus ligadas à Metroplan vão reduzir em 40% a oferta de ônibus em horários de menor movimento a partir da próxima semana devido à pandemia de coronavírus. A decisão foi anunciada no final desta sexta-feira (20) e entra em vigor a partir da segunda-feira.
Conforme a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), a redução de coletivos só vai acontecer em horários de menor movimento. Nos períodos de pico, garante-se que todos os ônibus circularão somente com passageiros sentados.
As empresas da Região Metropolitana registraram queda de 40% de passageiros nos últimos dias, com projeção de redução ainda maior na demanda a partir da semana que vem.
De acordo com o diretor de transportes metropolitano, Francisco Horbë, o objetivo é equilibrar a oferta de ônibus à demanda de passageiros para que as empresas sigam operando.
— A queda foi de 40% a 50%, e as empresas operaram nesta semana com tabela cheia. Alguns ônibus saíram com dois, três passageiros. E vai cair ainda mais. Estamos monitorando a venda de VT para a semana que vem e sabendo que a procura está muito menor — disse.
Ainda segundo a Metroplan, caso haja pessoas em pé no início da viagem, um outro coletivo será disponibilizado. Durante o final de semana, a oferta de ônibus será mantida nos horários previstos em tabela.