Usuários da Trensurb na Região Metropolitana enfrentaram, pelo segundo dia consecutivo, uma manhã com trens lotados em direção a Porto Alegre. Nas plataformas de Sapucaia do Sul e de Canoas, muitos passageiros encararam aglomerações ao aguardar pelas locomotivas, que seguem com intervalo maior, de cerca de 25 minutos entre viagens.
De acordo com a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), um plano emergencial foi organizado na noite passada, em reunião entre a diretoria do órgão e representantes da Trensurb. Caso fosse identificada a necessidade, os ônibus que operam as chamadas “linhas de integração” - entre os bairros dos municípios vizinhos à Capital e as plataformas - seguiriam até o centro de Porto Alegre, diminuindo a demanda nas estações.
— Principalmente em Canoas, podemos dividir esses passageiros, levando os usuários até Porto Alegre — prometeu o superintendente da Metroplan, Rodrigo Schnitzer.
O plano, porém, não foi acionado. Circulando pelas ruas, o superintendente da Metroplan conferiu a situação in loco. Segundo Schnitzer, foram vistos trens cheios seguidos de locomotivas vazias. Um trabalhador da Trensurb, que pediu para não ser identificado, informou ter havido um aumento na oferta de trens após as 7h.
A reportagem entrou em contato e aguarda a resposta da Trensurb sobre os motivos de o plano emergencial não ter sido posto em prática.