A diminuição na quantidade de pessoas andando pelas ruas por causa do risco de contágio do coronavírus é notória. Usando o transporte público também.
No Trensurb, a redução caiu quase pela metade. Na quinta-feira (19) foram transportadas 84.613 pessoas. Sete dias atrás, 160 mil pessoas usaram o sistema. A queda chegou a 47,12%.
A redução foi evoluindo a partir das notícias e restrições que os governos federal, estadual e municipais foram anunciando. Na quarta-feira (18), a queda foi de 34% na comparação com o dia 11. Na terça-feira, a redução foi de 22,63% se comparado com o dia 10. Já a segunda-feira (16) teve queda de 16,54%.
Mesmo com este cenário, a Trensurb garante que seguirá mantendo a tabela horária normal. Também será mantida a oferta de trens acoplados nos horários de pico da manhã e da tarde.
Por ser transporte público intermunicipal, os trens não poderão fazer os deslocamentos entre Porto Alegre e Novo Hamburgo com passageiros em pé dentro de seus vagões. É o que prevê o decreto de calamidade pública do governo estadual anunciado para combater a pandemia de coronavírus.