
A empresa gaúcha Rhama Consultoria Ambiental venceu a primeira etapa da licitação para executar um novo projeto de modelagem hidrodinâmica no Rio Grande do Sul. A proposta consiste em realizar estudos para a previsão de eventos hidrológicos críticos, como enchentes, e elaboração de manchas de inundação.
Um dos sócios da empresa é o engenheiro Carlos Tucci, integrante do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do governo do Estado. O grupo é formado por profissionais de entidades e universidades que prestam assistência às ações tomadas pela administração estadual.
A Rhama ofereceu realizar o serviço ao custo de R$ 9,13 milhões pelo período de dois anos. O valor é 25% menor do que o que estava sendo proposto pelo governo do Estado.
Antes da assinatura do contrato, o próximo passo é a análise da documentação que a empresa apresentou. Ela concorria com outras quatro empresas.
O termo de referência da licitação foi produzido pela Defesa Civil, Secretaria Estadual da Reconstrução Gaúcha e Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Já os valores de referência são definidos pela Central de Licitações do Estado a partir de propostas enviada pelas empresas.
A coluna questionou integrantes do governo sobre o fato de a empresa de Tucci ter vencido a primeira etapa da licitação. Preliminarmente, não foram encontradas restrições ou impedimentos.
Porém, o resultado oficial será conhecido após análise da assessoria jurídica, para dirimir quaisquer dúvidas sobre eventual impedimento. Procurado pela coluna, Tucci preferiu não se manifestar.
Mancha
A empresa vencedora ficará responsável por realizar previsão de eventos hidrológicos críticos, como enchentes e estiagens, classificação de áreas de risco, elaboração da nova mancha de inundação, entre outros serviços. Os dados poderão auxiliar na tomada de decisões em situações de eventos extremos e desastres. A medida pretende, ainda, elevar o nível de preparação e resposta a essas situações, minimizando os impactos e protegendo a população.