Em funcionamento desde o último sábado (21), o serviço gratuito de consultas médicas por vídeochamada em Santa Maria já atendeu 850 pessoas. Os atendimentos são destinados aos moradores do município que tenham sintomas do coronavírus - como febre, coriza, tosse e dificuldade respiratória.
A iniciativa que recebeu o nome de “Lauduz Covid-19 - Saúde Pública Online” foi montada de forma emergencial por um grupo de médicos e empresários do município. Os profissionais atuam de forma voluntária para viabilizar o serviço. A Universidade Franciscana (UFN) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também auxiliaram no processo, cedendo computadores.
– Fechamos 96 horas da nossa plataforma de teleatendimento (lauduz.com), que é uma associação sem fins lucrativos que conta com o apoio de empresários e profissionais de saúde de Santa Maria. Nesses atendimentos, selecionamos os casos leves – que são a grande maioria – e os que demandam atendimento físico encaminhamos para as unidades de atendimento de Santa Maria. Fazemos desta forma para facilitar a vida do usuário de modo que ele não precise sair de casa – destacou o infectologista Fábio Lopes Pedro.
Lopes Pedro é um dos idealizadores da iniciativa e destaca a importância que o serviço tem neste momento de pandemia:
– Notamos que os serviços de urgência e emergência estão calmos na cidade. As pessoas em Santa Maria estão calmas porque elas sabem que têm esses canais de comunicação. O Lauduz dispõe de 150 médicos e alunos dos cursos de medicina da Universidade Franciscana e Universidade Federal de Santa Maria em fase de formação. Seguimos nesta batalha de contenção e distanciamento social para que o sistema de saúde possa se organizar para receber os pacientes com complicações por essa infecção.
Para pedir uma consulta por vídeochamada, é preciso entrar no site lauduz.com e fazer um cadastro gratuito. Depois, a pessoa receberá uma senha pelo celular e terá de entrar novamente no site para iniciar a consulta por videochamada que poderá ser feita por celular, notebook ou computador. O paciente poderá usar a mesma senha para entrar em contato novamente e informar ao médico se teve outro sintoma ou solicitar novas orientações.
Para manter o projeto andamento, os organizadores estão pedindo doações. A verba irá ajudar a bancar custos com softwares, alimentação dos voluntários e outras demanda (contas bancárias abaixo).
Outros serviços
Além do Lauduz - que oferece consultas médicas por meio de vídeochamadas - Santa Maria tem também outros serviços para atendimento a pacientes com sintomas da covid-19 - só que por meio de ligação telefônica.
Um deles é o “Disque Covid UFSM” que funciona em uma sala do Hospital Universitário de Santa Maria. O horário de funcionamento do callcenter é das 7h até as 19h.
Os atendentes são alunos a partir do oitavo semestre do curso de medicina da UFSM, supervisionados por um médico residente, que se revezam a cada quatro horas.
Os números do serviço são: (55) 3220-8500 e (55) 3213-1800.
A Unimed também oferece o atendimento por meio do “Alô Doutor”. O contato é (55) 3220-0535.
Dados bancários para doação para o Lauduz
As doações podem ser feitas em uma das contas de Fabio Lopes Pedro (CPF 804961720-34)
Unicred (136)
- Agência: 2050
- Conta: 23477
Sicredi (748)
- Agência: 0434
- Conta: 78788-0
Nubank (260)
- Agência: 0001
- Conta: 59354546-1