O Hotel Dom Rafael, que fica no bairro Cerrito, em Santa Maria, vai hospedar, sem custos, parte dos profissionais da saúde do Hospital Universitário (Husm) que atuam no atendimento de pacientes com covid-19. Os apartamentos serão destinados, neste primeiro momento, aos profissionais do pronto-socorro e do centro obstétrico.
O objetivo, além de resguardar as famílias de médicos, enfermeiros e técnicos do possível contágio, é facilitar o acesso ao hospital para aqueles que moram fora de Santa Maria.
De acordo com o Universitário, a intenção é que o hotel seja utilizado quando a instituição começar a atender os primeiros casos confirmados da doença. Assim, os profissionais não colocam em risco à saúde de suas famílias e de outras pessoas com quem possam ter contato.
O sócio do hotel, José Rafael Dimpério, destaca que foi disponibilizada uma área com 25 quartos que pode acomodar até cerca de 50 pessoas:
— Separamos uma ala para isso. O Husm nos enviou uma lista com o nome, matrícula, data de entrada e saída desses profissionais. Não ofereceremos um serviço completo de hotelaria porque estamos com o hotel fechado. A cidade está parada em função do coronavírus, então fechamos esse hotel e colocamos ele à inteira disposição dos profissionais. Acreditamos que o fato de eles não precisarem retornar para casa fará com que eles trabalhem mais tranquilos já que não estarão colocando em risco seus familiares.
A dupla ou trio hospedado em cada apartamento irá receber um kit de limpeza e precisará providenciar a higienização do local. Também terá que levar de casa comida, toalhas e roupa de cama, já que o hotel dispensou a maior parte dos funcionários e manteve apenas os trabalhadores das portarias. O hotel vai disponibilizar ainda uma copa com frigobar, água quente e micro-ondas.