As doses destinadas à Santa Maria para a campanha de vacinação contra a gripe acabaram no primeiro dia de imunização. Ao todo, foram aplicadas 17 mil doses. Com isso, a campanha foi suspensa até que o estoque seja restabelecido. A previsão é de que isso ocorra ainda nesta semana.
A primeira etapa da campanha é destinada aos idosos e trabalhadores da saúde. Com a suspensão, a orientação da prefeitura é para que as pessoas com mais de 60 anos fiquem em casa e não procurem, no momento, as unidades de saúde.
Para evitar a aglomeração de pessoas nas salas de vacina, a prefeitura contou com o apoio do Exército e montou tendas nos pátios de oito unidades de saúde e na Associação Comunitária do Bairro Tancredo Neves. Além disso, as demais salas de vacina tiveram esquema especial com organização de filas para evitar aglomerações.
A prefeitura já solicitou nova remessa de doses para a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde. Depois que as doses chegarem será necessária a organização do fluxo interno e distribuição para os postos de saúde. Com isso, a previsão da prefeitura, é de que a campanha seja retomada aos idosos até a próxima sexta-feira (27).
A mesma situação, de falta de doses, aconteceu em Cachoeira do Sul nesta terça-feira (24). Conforme a Vigilância Epidemiológica do município, novas doses estarão disponíveis na quinta-feira (26).