A prefeitura de São Leopoldo, no Vale do Sinos, antecipou o início da campanha de vacinação contra a gripe para esta sexta-feira (20). Ao todo, mais de 70 mil doses estão disponíveis na cidade.
Nesta primeira fase, são cerca de 27 mil doses de vacinas destinadas a idosos e profissionais da área da saúde. Conforme a prefeitura, a decisão de antecipação da vacinação é para evitar a proliferação da gripe H1N1 e assim abrir espaço nas unidades e hospitais de atendimento ao coronavírus.
Para os idosos que não possam se deslocar até as unidades básicas por motivos de saúde, a orientação é que seja realizado o agendamento da vacinação domiciliar pelo telefone 51 3568-8690.
Segundo o secretário de saúde de São Leopoldo, Ricardo Charão, a estratégia do dia D foi adiantada como forma de maior prevenção.
– Tudo precisa ser adiantado. A vacina da gripe leva em torno de quinze dias para fazer efeito, estamos nos prevenido de algo muito maior – diz.
A segunda fase da vacinação começa no dia 16 de abril. Serão cerca de 23 mil doses para professores, profissionais de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas e condições especiais.
Na terceira fase, a partir do dia 9 de maio, será a vez das crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto, população indígena, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada e funcionários do sistema prisional. Nessa fase, cerca de 29 mil doses estarão disponíveis à população.