A tabela horária de ônibus de Porto Alegre terá novas restrições. A prefeitura determinou uma redução entre 10% e 50% na oferta de linhas a partir da próxima segunda-feira (23). Segundo a EPTC, até quinta-feira (19), o número de passageiros havia caído pela metade em comparação com a semana anterior. Os usuários poderão conferir os horários das linhas no aplicativo do TRI.
O público que pode utilizar o transporte também fica mais limitado. Um novo decreto assinado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior na noite dessa sexta-feira (20) e já publicado no Diário Oficial do município, determina a restrição da circulação de idosos nos horários de pico (6h às 9h e das 16h às 19h), e a limitação de passageiros conforme a quantidade de assentos, ficando proibido o transporte de pessoas em pé.
Estudantes que precisam ir até as escolas que oferecem refeições podem utilizar o transporte apenas das 11h às 14h30. De acordo com a EPTC, haverá fiscalização para garantir o cumprimento das determinações, e os motoristas estão autorizados a não permitir o embarque para assegurar as medidas. O descumprimento da tabela pode implicar em penalizações para administradores. Além disso, os coletivos também precisam deixar álcool gel 70% à disposição nas portas de entrada e saída.
No caso de táxis e de carros de transporte por aplicativo, fica determinado que motoristas precisam fazer uma limpeza rápida em itens dos veículos a cada viagem, como cintos de segurança, maçanetas e equipamentos eletrônicos, como máquinas de cartão. Também é necessário fornecer álcool gel ao passageiro e circular com janelas abertas. A orientação aos usuários é que procurem lavar as mãos antes e após as viagens e optem preferencialmente pelos pagamentos eletrônicos.