A presidente da Sociedade Riograndense de Infectologia, Lessandra Michelim Rodriguez Vieira, afirmou nesta terça-feira (17), em entrevista a GaúchaZH, que "não há evidência suficiente" para afirmar que o ibuprofeno e medicamentos para hipertensão – como Captopril, Enalapril e Losartan – realmente interagem com o coronavírus.
A médica ressaltou que a descoberta foi divulgada em apenas um artigo, publicado na revista científica Lancet, e, de acordo com ela, ainda não houve consenso no meio acadêmico. A profissional destacou que é necessário avaliar, inclusive, como o artigo foi produzido, antes que seja possível afirmar com veemência que há essa interação em todos os portadores da doença.
— A sociedade infecto ainda está aguardando as evidências — disse. — A gente vai mudar toda a nossa conduta por causa de um artigo? A gente tem que ter responsabilidade para mudar toda a postura de uma população — defendeu.
Lessandra também orientou que só devem procurar um médico aqueles que apresentarem sintomas respiratórios – como, por exemplo, falta de ar – e, a partir daí, avaliar se é necessário trocar o medicamento.