Um avião contratado pela prefeitura de Porto Alegre alerta que as pessoas devem ficar em casa para contribuir com as medidas contra a pandemia do coronavírus e também para que se protejam. O aeroplano, que começou a sobrevoar nesta quinta-feira (26), se soma aos carros da Guarda Municipal e da EPTC que também fazem alertas sonoros pelas ruas.
O prefeito Nelson Marchezan está preocupado com a movimentação na cidade e tem ampliado ações para conscientizar a população. Há receio de que o discurso contra a quarentena sustentado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, incentive as pessoas a saírem do isolamento.
Nesta quinta-feira, conforme o executivo municipal, foi registrado um aumento de 5% na circulação de veículos na Capital. O avião começará o trabalho a partir das 14h desta quinta-feira (26). Durante três horas, vai sobrevoar Ilhas, orla, Centro, Zona Sul e Extremo Sul. Na manhã da sexta-feira (27), por mais três horas, atuará nas outras áreas da cidade.
Com voos baixos, um alto-falante emite a seguinte mensagem: "Atenção, faça a sua parte para combater o coronavírus. Fique em casa. Proteja você e os outros. Um alerta da prefeitura de Porto Alegre". O texto é semelhante ao que tem sido falado pelos agentes da Guarda Municipal .
— É mais uma ação da prefeitura para conscientizar as pessoas a ficarem em casa. O isolamento social é hoje a melhor arma que temos contra o avanço do coronavírus em Porto Alegre — destacou o prefeito.