O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou, na tarde desta quinta-feira (19), que o atendimento aos beneficiários será prioritariamente realizado por meios remotos, como o telefone 135 e ferramentas digitais. Em coletiva, o secretário da Previdência, Narlon Gutierre, destacou que as agências físicas seguirão operando, mas em regime de plantão. A medida ocorre para tentar evitar aglomeração nos postos do órgão, diminuindo a possibilidade de transmissão do coronavírus, que já matou pelo menos seis pessoas no país.
— As agências da Previdência Social, na medida do possível, permanecerão abertas, mas apenas com o sistema de plantão para orientação das pessoas que têm dificuldade na utilização dos canais de atendimento remoto.
Gutierre destacou que essa mudança de atendimento deverá seguir até abril, mas poderá ser prorrogada, dependendo de como estará o combate à pandemia de coronavírus no Brasil. O secretário reforçou o pedido para que as pessoas não procurem atendimento presencial no INSS, dando preferência aos canais remotos. O ato que dispõe sobre essa nova postura do órgão deverá ser editado nesta quinta-feira e publicado na sexta-feira (20).
O secretário especial de Previdência, Bruno Bianco, anunciou que o INSS vai liberar o auxílio-doença para os segurados sem a necessidade de perícia médica nos postos do instituto. A medida valerá para qualquer doença, incluindo coronavírus. Bianco, explicou que a análise será feita de forma remota, apenas com o atestado médico do trabalhador doente.
Gutierre lembrou que algumas medidas anunciadas por Bianco, como antecipação de benefícios por incapacidade sem necessidade de perícia e do benefício de prestação continuada e o pagamento do auxílio a trabalhadores autônomos e informais, dependem de lei, destacando que o assunto já está sendo debatido com o Congresso.
Em mais de uma ocasião, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, destacou que não haverá nenhum prejuízo ao segurado em relação ao benefício. Para sustentar sua afirmação, Rolim citou que, hoje, dos 96 serviços do INSS, 90 já podem ser requeridos e concedidos de forma remota.
— Essa mudança para o atendimento virtual é algo que não traz problema para o cidadão e protege dessas pessoas transitarem.