As festas de Natal e férias de verão serão um pouco diferentes esse ano. Com o começo da pandemia veio também a necessidade do isolamento social e muitas famílias precisaram se afastar, por segurança. Agora, oito meses depois, algumas atividades começam a ser retomadas e muitos passam a planejar maneiras seguras para matar a saudade. Com o turismo ensaiando a retomada dos trabalhos, quem quer aproveitar o verão também deve começar a se organizar.
Esse período é conhecido pela grande movimentação nas estradas. No começo de 2020, um balanço do Comando Rodoviário da Brigada Militar contabilizou mais de 700 mil veículos que partiam em direção ao litoral norte e à capital e região metropolitana em poucos dias. E vale lembrar que para viajar e rever os familiares, pensando na segurança de todos, é preciso seguir algumas recomendações, como usar a máscara sempre que sair de casa, lavar as mãos e usar álcool em gel. Mas, além disso, é necessário manter os cuidados ao longo do caminho até o destino final.
Essa é a preocupação da empresa gaúcha Marcopolo, com a plataforma BioSafe. As medidas de segurança adotadas pela companhia buscam preservar a saúde dos passageiros e funcionários, evitando contaminação não somente por Covid-19, mas por outros vírus e bactérias.
Para garantir as recomendações básicas exigidas, a empresa oferece, nos ônibus e micro-ônibus, álcool em gel, além de possuírem controlador de acesso com reconhecimento facial ― uma câmera verifica se os passageiros estão utilizando máscara e mede a temperatura em poucos segundos.
Ainda assim, a plataforma Marcopolo BioSafe disponibiliza outros cuidados que ajudam a garantir a proteção de quem for pegar a estrada neste final de ano. Quem acessa os veículos passa por um tapete sanitizante, que ajuda a higienização dos calçados. E as poltronas e pega-mãos têm acabamentos antimicrobianos.
A proximidade, que poderia ser uma preocupação de quem vai fazer uma viagem de ônibus, também tem uma solução nesses veículos, com o novo modelo de distribuição dos assentos em três fileiras de poltronas individuais.
Renovação do ar
Ficar em um ambiente fechado é outro receio para quem que viajar. Para esse problema, os ônibus da Marcopolo possuem dispositivos capazes de proporcionar uma renovação de ar até 63% maior que o exigido em lugares como supermercados e agências bancárias, por exemplo.
Os transportes contam ainda com kit de proteção para o motorista e o cobrador e a aplicação de uma névoa seca que evita a proliferação de vírus e bactérias.
Todas as melhorias são monitoradas regularmente e as mudanças são certificadas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). As medidas de segurança tomadas pela empresa são um exemplo de como é possível manter os planos de final de ano, mas sem abrir mão dos cuidados para proteger-se e proteger a sua família.
Para saber mais sobre a plataforma BioSafe, acesse o site.