Um município a 132 quilômetros de Goiânia conta com o maior resort de campo do Brasil. Integrado à natureza do Cerrado goiano, o Rio Quente Resorts, que leva o nome da cidade, conta com seis hotéis e quatro restaurantes para receber os mais diversos perfis de turistas.
Além dos hotéis, o resort é abastecido por águas naturalmente quentes, que chegam a 37,5°C. O acesso é ilimitado ao Parque das Fontes, que tem oito piscinas de águas naturalmente quentinhas abertas 24 horas, e ao parque aquático Hot Park, conectado ao resort. No fim do dia, a piscina oferece a temperatura ideal para relaxar enquanto se espera o jantar.
Por trás do complexo, uma estrutura inimaginável, com 2,2 mil pessoas trabalhando diariamente. O principal atrativo natural do local passa pela Estação de Tratamento de Água do Rio Quente Resorts, que tem capacidade de tratamento de 200 metros cúbicos por hora. O sistema é automatizado para fazer medições de pH, turbidez e dosagem de cloro de mais de 4,1 milhões de litros de água por hora.
A produção de alimentos é praticamente de subsistência. A horta local produz, em cerca de 6 mil metros quadrados, mais de 85% das hortaliças servidas no complexo. São cerca de cinco toneladas por mês de legumes e verduras servidos nos buffets do destino, tanto para clientes quanto aos colaboradores. Os restaurantes do complexo são abastecidos por uma Central de Produção e Distribuição de Alimentos (CPDA), que produz, controla e garante a qualidade dos alimentos usados.
Diversão para todas as idades
Se os hotéis são um conforto para os mais experientes, o Hot Park é o lugar certo para as crianças e adolescentes que querem se divertir.
Maior parque aquático com águas naturalmente quentes da América do Sul, o Hot Park foi eleito um dos melhores e mais visitados do mundo. O local conta com 155 mil metros quadrados e tem mais de 20 atrações para receber turistas de todas as idades. Dentro do parque, logo na entrada, há uma área específica para os pequenos chamada de Hotibum. Mas saiba que os adultos também podem se divertir bastante nos escorregadores.
As crianças são recepcionadas nos portões pela Turminha da Zooeira, um grupo de animais embaixadores de sustentabilidade e diversão, que educa e diverte crianças e adultos.
A turminha é composta pela arara Lara, que cuida do Cerrado e ama contar histórias; a onça-pintada Zira, cheia de criatividade e pronta para a diversão; o lobo-guará Juba, que adora música; a tartaruga-marinha Marina, especialista em comidinhas saudáveis; a baleia Léia, que conhece o mundo todo; e o bem-humorado tucano Blá, que adora esportes. Todos os animais passam o dia no local perambulando pelas atrações e divertindo os visitantes.
O restante do parque conta com atrações radicais, mais indicadas para adolescentes e adultos. O repórter aventurou-se em todos os passatempos possíveis, mas o tobogã mais aventureiro foi o “Xpirado”. São 17 segundos que alternam entre pontos escuros e claros, chegando a uma velocidade média de 30 km/h. O corajoso que aceita descer 31 metros de altura chega em uma piscina (aquecida) de 1m30cm de profundidade.
Quem prefere algo menos radical pode optar pelo Turbilhados, outro tobogã com manobras inéditas, ou então o Half Pipe.
Para quem quer apenas desfrutar do ambiente, o Hot Park conta com a Praia do Cerrado, maior praia artificial de águas naturalmente quentes do mundo. Com ondas de tempos em tempos, você pode apreciar uma água de coco e ter a sensação de que está na beira do mar.
Outras atrações
Se destinos com água não estão entre os seus favoritos, pode pensar que lhe faltarão alternativas no Rio Quente Resorts. Mas está errado. Duas atrações (sem se molhar) - entre tantas outras - preenchem essa lacuna de diversão. O passeio de caiaque transparente permite aproveitar o melhor da natureza. Durante os 20 minutos de “viagem” é possível apreciar as belezas naturais de um lago de 9 mil metros quadrados, com cinco metros de profundidade, repleto de peixes, e flora aquática belíssima.
Para quem não tem medo de altura, a solução é ir à Mega Tirolesa. A 70 metros do chão, a atração tem 1,1 quilômetro de extensão, atinge 80 km/h e conta com uma das vistas mais bonitas de todo parque, permite admirar toda a área verde que cerca o Hot Park, além da Praia do Cerrado, o belíssimo projeto Ares, o Lago Quente e outras atrações do resort e do parque. Todos os detalhes das atrações do Hot Park, incluindo as pagas, podem ser encontrados no site.
Projeto Ares
Em Rio Quente, a Aviva, dona do resort e do Hot Park, é parceira do Instituto de Pesquisa da Vida Silvestre (IPEVIS), com médicos veterinários e biólogos atuando no projeto, um centro de educação ambiental que resgata e reabilita animais silvestres do Cerrado em situação de perigo.
A visita possibilita a interação com diversos animais, alguns vivem livremente, como os pavões e os veados, e outros em ambientes controlados, como tucanos, macacos, araras e cobras. São 139 animais silvestres no local. O repórter teve a possibilidade de pegar uma cobra píton, mas preferiu não se arriscar, mesmo que o instrutor dissesse que seria uma boa experiência.
O pacote para Rio Quente
A Smiles Viagens oferece um pacote para o Rio Quente Resorts, com ida e volta para o aeroporto de Caldas Novas, quatro noites de hospedagem com café da manhã, acesso ao parque das fontes (24 horas) e ao Hot Park. Os valores são a partir de R$ 2.840, sendo possível acumular milhas no programa da companhia aérea. Os valores de hospedagem e de entrada no Hot Park variam conforme a quantidade de dias e também a época do ano.
*O repórter viajou a convite da Smiles Viagens