A Alemanha está trabalhando para desenvolver um novo tipo de visto que facilitará a entrada de imigrantes não europeus que tenham qualificação e desejam trabalhar no país — batizado de Chancenkarte, o documento tem sido comparado ao green card, documento norte-americano que permite que estrangeiros estudem, morem e até residam de forma permanente nos Estados Unidos . A informação foi dada à imprensa pelo ministro federal alemão do Trabalho e Assuntos Sociais, Hubertus Heil, em setembro, segundo a BBC. A previsão é de que a nova modalidade seja lançada ainda neste ano.
O tipo de visto será baseado em um sistema de pontos e garantirá que o estrangeiro possa dar entrada mesmo se ele não tiver recebido uma oferta de trabalho, condição que ainda é imposta para ingresso em muitos países. Com isso, haverá mais autonomia para que o imigrante possa ter tempo para buscar por conta própria oportunidades de emprego na Alemanha.
Para que o imigrante possa adquirir o documento, ele deverá cumprir no mínimo três dos quatro requisitos:
- Possuir diploma universitário ou qualificação profissional
- Ter conhecimento da língua alemã ou já ter morado anteriormente no país
- Possuir três anos de experiência profissional em determinada área
- Ter menos de 35 anos
Os estrangeiros também precisão comprovar que possuem condições financeiras para que possam pagar as despesas básicas no país enquanto buscam emprego.
Incentivo à imigração
Um dos motivos para a criação do documento é que o país sofre há alguns anos com escassez da mão de obra qualificada. Com o Chancenkarte, as políticas de imigração se tornarão um pouco mais flexíveis, o que poderá incentivar a vinda dos estrangeiros para a Alemanha.
De acordo com dados do governo alemão, os imigrantes já constituem uma parte considerável da população do país. Cerca de 20% dos habitantes nasceram no exterior e no mínimo 25% tem algum antepassado que já emigrou para a Alemanha.
Outra motivação para o incentivo da vinda de imigrantes ao país é que a Alemanha está passando por um processo de envelhecimento da população, ou seja, há predomínio de idosos com relação às crianças e aos adultos. Com esse quadro, a previsão é de que em alguns anos haverá uma grande queda no número de trabalhadores, já que os ativos precisarão se aposentar.
Entraves
Apesar de o visto ter sido criado para facilitar a vinda de imigrantes ao país, existem alguns obstáculos que os estrangeiros poderão enfrentar para a aquisição desse documento. O principal é o conhecimento da língua alemã, cujo estudo não é muito incentivado nos demais países, principalmente, fora da Europa.
E o segundo diz respeito à ao diploma universitário do candidato, cujo processo de avaliação e validação poderá demorar por conta de etapas administrativas.
Outro fator que poderá diminuir a procura dos estrangeiros pelo visto é a concorrência internacional. Nos Estados Unidos, por exemplo, já existe o green card que tem um sistema parecido com o alemão e que incentiva a ida de imigrantes para trabalharem no país.