O governo do Rio Grande do Sul abrirá licitação, nesta terça-feira (18), para obras em trecho da Estrada do Mar (RS-389), no Litoral Norte. A tomada de preços, marcada para às 15h, prevê a contratação de empresa que vai executar uma construção de acesso à aldeia indígena Sol Nascente.
Será escolhida a empresa que apresentar o menor preço para atender aos requisitos do edital. A contratada ficará responsável pelos serviços de engenharia no trecho.
A obra prevista terá uma extensão de 1,02 quilômetro, e será feita no quilômetro 13 da rodovia, no trecho compreendido entre o viaduto da RS-030, em Osório, e o trevo com a RS-786, que dá acesso para Imbé e Tramandaí.
A execução será realizada de acordo com cronograma ainda a ser definido. Segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), autarquia requerente da licitação, o prazo para assinatura do contrato é de cinco dias a contar da convocação da empresa selecionada. Já a conclusão dos trabalhos tem prazo de 60 dias a contar da autorização de início dos serviços.
O valor de execução da obra depende do resultado da licitação. Segundo estudo de projeto anexado ao edital, o orçamento deverá prever gastos com restauração da via no trecho, segurança viária, drenagem, sinalização, entre outros encargos.
A Aldeia Sol Nascente é uma comunidade da etnia Mbyá-Guarani, existe desde 2007 e abriga 105 moradores.