Fazer viagens curtas para destinos próximos é uma tendência que tem ajudado o setor do turismo a resistir durante a pandemia. Com as restrições sanitárias, apostar em localidades mais perto de casa, saídas em grupos pequenos, hospedar-se em sítios, buscar lugares com menor concentração de pessoas e programas ao ar livre são opções procuradas por muitos viajantes.
Dados do Ministério do Turismo mostram que, entre junho de 2021 e junho deste ano, houve um crescimento de 104,5% na atividade econômica do setor no Rio Grande do Sul. Os gaúchos estão viajando mais e para mais perto. Com isso, cidades pouco visitadas atraem mais público. E os municípios, incentivados, investem e criam novidades para serem ainda mais interessantes.
A serra gaúcha é um dos principais destinos de turistas de todo o Brasil. Com paisagens impressionantes e as raízes alemãs e italianas percebidas na arquitetura e na culinária, por exemplo, a região tem muita cultura, história, diversão e natureza. Além de Gramado e Canela, bastante famosas, outras cidades que fazem parte da Região das Hortênsias, como São Francisco de Paula e Picada Café, aparecem na hora de planejar o roteiro – que inclui até um parque de aves de rapina.
As aves de rapina, o lago e os jardins de São Chico
A pouco mais de 110 km de Porto Alegre, pela ERS-020, fica São Francisco de Paula, carinhosamente chamado de São Chico. De acordo com a secretária municipal de Turismo, Vanessa Spindler, nos últimos dois anos aumentou de 30% a 40% a procura pela cidade:
— O turismo vinculado à natureza, principalmente, tem crescido bastante. E São Chico está sendo vista como um local muito promissor para investimentos, gerando novos negócios.
Um programa diferente em São Chico é conhecer o Vale dos Falcões, parque temático com dezenas de aves de rapina. São animais em processo de reabilitação, muitos entregues pelo Ibama para serem cuidados. No programa, apresentações de falcoaria e visitas guiadas. Funciona sábados, domingos e feriados. Saiba mais em valedosfalcoes.com.br ou pelo fone (54) 99606-9624.
Construído nos anos 1940, o Lago São Bernardo, com suas águas limpas, é um cartão postal de São Chico e ponto de encontro certo para um chimarrão e um bom papo. Localizado dentro da cidade, próximo ao Centro, é procurado para prática de esportes, caminhadas pela pista de dois quilômetros ou simplesmente para desfrutar do sossego, da beleza das árvores e das margens gramadas. Pode-se alugar pedalinhos e bicicletas, e há decks, mesas e bancos disponíveis. O acesso é livre todos os dias.
Numa área de 50 hectares, no Km 68 da RS-325, a 15 minutos do centro de São Chico, o Mátria Parque das Flores oferece aos visitantes 30 jardins, com inspirações variadas, por um caminho de oito quilômetros com centenas de espécies de flores e árvores. Inaugurado em novembro de 2021, o espaço tem um lago, espreguiçadeiras, bancos, balanços e brinquedos que convidam a relaxar e apreciar as cores dos jardins, dois restaurantes e uma adega.
Na entrada, o Mátria Boulevard abriga bilheteria, recepção, loja e um restaurante, todos de livre acesso. Abre diariamente, das 9h30min às 17h. O parque também sedia eventos, como o Mátria Jazz Festival, que será neste sábado (9). Confira mais informações em matriaparque.com.br.