A pandemia ainda está aí, com novas variantes e as já conhecidas restrições sanitárias. Nesse cenário, ganha força o turismo local, que permite viagens curtas e de carro, sobretudo quando o destino oferece atrações ao ar livre.
Números comprovam: em 2020, as viagens regionais representaram 95% das receitas do setor nos Estados Unidos. Especialistas no assunto também destacam que essa é uma tendência forte. E o Rio Grande do Sul está cheio de opções em seus quase 282 mil quilômetros quadrados de área.
Há passeios para famílias inteiras, grupos de amigos, casais e também para quem deseja viajar sozinho. Seja no inverno, seja no verão, o território gaúcho pode proporcionar momentos de aventura, de conexão com a natureza e de contato com a história e a cultura a céu aberto.
Esta edição especial do caderno Viagem reúne uma série de dicas de várias regiões do Estado, como a Serra, o Litoral Norte e o Noroeste. Há sugestões de visitas a parques e florestas, por exemplo, além de atividades como trilhas em cânions em roteiros enogastronômicos. Siga as recomendações de prevenção à covid-19 e aproveite.