O mapa preliminar de distanciamento controlado do Estado classificou 20 das 21 regiões do território gaúcho como de alto risco de contágio pelo coronavírus. Entre essas áreas está a área de Caxias do Sul, na Serra. Essa região concentra diversos municípios que atraem turistas que desejam ver de perto os shows, os concertos e outras tantas atrações ligadas ao Natal.
Gramado – nacionalmente conhecida pelo Natal Luz – correu para adaptar sua programação aos protocolos sanitários exigidos. No município, está permitida a realização de eventos públicos, mas há uma série de adaptações. A Vila de Natal, espaço onde está a Casa do Papai Noel, teve seu horário de funcionamento reduzido. Agora, ela fica aberta até as 20h nos dias de semana e não mais até as 22h, conta Diego Scariot, diretor de eventos da Gramadotur:
— Além disso, a nossa Vila de Natal ficará sempre cercada nesta temporada. A quantidade de pessoas lá dentro será limitada, e o Papai Noel, que fica lá dentro, não terá contato com outras pessoas. Vale destacar também que o elenco da Trupe de Natal está sempre de máscara e que os músicos da atração Rotas e Notas (caminhão que circula pela cidade com uma banda natalina) fará uso da máscara de acrílico durante as apresentações e não entrará em contato com o público.
Scariot diz ainda que a Trupe e a Orquestra Sinfônica de Gramado realizam shows em locais fechados, como hotéis, restaurantes e igrejas, mas regidos pelos protocolos de saúde legalmente estabelecidos. Já os concertos ao ar livre serão móveis, assim como o Rotas e Notas, ou descentralizados, com o intuito de evitar que as pessoas se aglomerem.
O que ficou de fora da programação deste ano do Natal Luz foram os espetáculos pagos, como o Show do Lago Illumination, a Lenda do Bosque de Natal. O Acendimento das Luzes permanece, mas sem a apresentação teatral. Veja a programação completa no site do evento.
— Estamos somente com a programação gratuita para que as pessoas consigam aproveitar o Natal de Gramado, nossos parques e outros atrativos, mas sem aglomeração. Por isso, cortamos os shows que exigiam o pagamento de entrada e o acender das lâmpadas, porque esse momento chegava a reunir nas ruas cerca de 8 mil pessoas por dia. Desejamos que os turistas venham, mas que isso seja de forma consciente e organizada de ambos os lados — pontua.
Ele ressalta ainda que a prefeitura de Gramado conta com um sistema de detecção de aglomeração de pessoas em diversos locais públicos. O diretor de eventos da Gramadotur explica que, quando esse sistema escaneia uma quantidade de indivíduos acima do normal em um ambiente, a vigilância sanitária municipal é acionada para orientar na dispersão da população.
— Estamos atuando juntamente com a prefeitura na conscientização das pessoas. A prevenção é muito importante, por isso, há na cidade pontos de distribuição de álcool gel, mensagens e campanhas em diversas mídias sobre a importâncias dos cuidados básicos de higiene — afirma Scariot.