As ruas do destino mais procurado na Região das Hortênsias, na Serra, deverão ficar lotadas mais uma vez entre a próxima sexta-feira (6) e domingo (8). A estimativa da prefeitura de Gramado é de que entre 50 mil e 60 mil pessoas circulem pela cidade nesse período. Caso se confirme, o número irá superar a média de público do ano passado, quando em torno de 40 mil pessoas visitaram o município por dia. Conforme o coordenador do Gabinete de Crise da prefeitura e secretário de Inovação de Desenvolvimento Econômico, Anderson Boeira, a programação do Natal Luz, somada à Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) são atrativos para os visitantes.
De acordo com Boeira, a Festuris deverá reunir cerca de 5 mil pessoas. As regras de protocolos sanitários permitem que até 1,7 mil participem do evento a cada dia. A feira inicia nesta quinta-feira e segue até domingo. No ano passado, reuniu 17 mil pessoas. Já o Natal Luz, que iniciou em 22 de outubro, deverá reunir 50 mil pessoas entre sexta-feira e domingo, mesmo com atrações modificadas por causa da pandemia.
— As pessoas estão vindo mais. Acredito que seja pelo tempo que precisaram ficar enclausuradas. Como a maioria das atividades são ao ar livre, acabam aproveitando para espairecer — diz Boeira.
Leia mais
Natal Luz de Gramado começa nesta quinta-feira com atrações adaptadas à pandemia
Com protocolos de segurança, Festuris começa nesta quinta-feira no Serra Park, em Gramado
A rede hoteleira em Gramado está com 60% de ocupação, o limite estipulado de acordo com a classificação por bandeiras de risco de contágio. Segundo Boeira, nos outros dois finais de semana de Natal Luz, a média de 50 mil visitantes se confirmou.
— Já reuniu mais de 100 mil, com certeza (Natal Luz), mas está funcionando muito bem. Estamos impressionados porque são famílias que cumprem as regras. Os restaurantes atuam com 50% da capacidade e há o monitoramento eletrônico (capaz de identificar aglomerações por meio da detecção de celulares) — diz.
Na abertura do Natal Luz, registros feitos pela reportagem mostraram espectadores reunidos na Rua Coberta muito próximos e sem uso de máscara. No feriado de 12 de outubro, o movimento de pessoas foi comparado a finais de ano de Natal Luz em tempos sem pandemia. A prefeitura ainda não divulga o número de visitantes que a cidade recebeu no último feriado de Finados. Em agosto, Gramado chegou a ser alvo de ação do Ministério Público após aglomeração na Rua Coberta.
Leia também
Setores de turismo e hotelaria sinalizam recuperação em cidades da Serra, apontam sindicatos
Obras deixam a Rota do Sol em meia pista a partir desta quarta em Itati
Centrais de pacificação voltam a funcionar após dois anos em Caxias do Sul