Um novo momento nos eventos de negócios do Rio Grande do Sul começou nesta quinta-feira (5) com a abertura do 32º Festuris, tradicional feira de turismo do Estado. Adequado à nova realidade, o evento realizado no Serra Park, em Gramado, recebeu selo como primeira feira “Covid Free” do Brasil — certificação internacional entregue pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (Ibes).
O reconhecimento faz jus aos cuidados observados durante a cerimônia de abertura, na noite desta quinta, e que devem se manter na sexta (6) e no sábado (7). Na entrada, controle de público. Pelo chão, marcações sinalizavam a distância que os visitantes deveriam ficar uns dos outros. Antes de ingressar no salão principal, totens três em um mediam a temperatura, verificam as inscrições dos participantes e ainda forneciam álcool gel. Na plateia, dois metros de distância entre as pessoas. A todo instante, pelo alto-falante, uma mensagem alertava sobre a manutenção do distanciamento e pedia o uso de máscara durante todo o evento.
Em concordância com o “novo normal”, o primeiro ato da cerimônia trouxe novidades. Na entrega do Amigo do Festuris, homenagem concedida a apoiadores e parceiros do evento, os troféus eram retirados pelos próprios homenageados de dentro de embalagens previamente higienizadas. Os cumprimentos entre os participantes se resumiam ao toque de cotovelos ou batida de mãos cerradas. O governador Eduardo Leite foi o primeiro a receber o troféu.
Emoção marca retomada
Sem conter a emoção, Marta Rossi, uma das CEOs do evento, falou das dificuldades enfrentadas pelo setor ao longo de 2020.
— Foi uma sensação de vitória (ver a feira montada). Mas refletimos e entendemos que a realização do Festuris foi apenas uma conquista e que a vitória está mais adiante, quando todo o setor puder retornar construindo junto esse novo momento.
Eduardo Zorzanello, outro CEO do evento, resumiu o momento atual em duas palavras: resiliência e superação.
— Se nós conseguimos chegar até aqui, é em função dessas duas palavras. Nesse caminhar, percebemos que não estávamos sozinhos. Teve muita empatia e união de todos os atores do turismo. Assim, conseguimos criar inúmeras ações para minimizar os impactos da pandemia — justificou.
Zorzanello destacou e parabenizou o trabalho de todo o governo estadual, que criou o modelo de distanciamento controlado e completou:
— O aplauso é para o nosso governador que autorizou por decreto os eventos no Rio Grande do Sul. Somos, hoje, a primeira feira de turismo das Américas a retornar.
Leite parabenizou a organização do evento e ressaltou o pioneirismo do Estado ao adotar medidas para controlar a disseminação do coronavírus. Também falou sobre as ações que o governo tem tomado para incentivar a retomada do turismo, como as negociações para ampliar a oferta de voos regionais e investimento em municípios que têm a atividade turística como fonte de renda.
— Teremos um evento que será um exemplo para o Brasil. Somos pioneiros e com responsabilidade. E quero anunciar, aqui, que nós estamos liberando R$ 6 milhões para 45 municípios que são especialmente vocacionados ao turismo para reforçarem suas ações de vigilância sanitária, de atenção hospitalar, justamente para que essa retomada possa acontecer com toda a segurança.
Em 2019, o Festuris teve 17 mil participantes e 4 mil reuniões de negócios. Nesta edição, são mais de 4 mil inscritos.