Nem mesmo a mais educada das crianças é capaz de esperar pacientemente nas longas filas para entrar no Louvre. Felizmente, Paris e arredores também oferecem 200 outros museus, muitos dos quais atendem, com alegria, pequenos viajantes e suas famílias.
Fizemos uma lista de cinco lugares onde crianças e adultos podem andar em carrosséis antigos, assistir a apresentações musicais e shows de mágica. Além de sair um pouco do já batido roteiro turístico, você vai poder ter mais contato com a língua francesa e ter a gostosa satisfação de saber que está em um lugar também apreciado pelos parisienses.
Museu Nacional de História Natural
Ao redor do Jardin des Plantes, as galerias do Museu de História Natural de Paris oferecem salas de geologia e botânica e estufas de plantas de diferentes climas. Mas as imperdíveis são a Galeria de Paleontologia e Anatomia Comparada e a Grande Galeria da Evolução.
No prédio da Paleontologia, uma coleção de esqueletos articulados e fósseis ainda exibe as etiquetas originais e charmosas, do fim do século 19, escritas a mão. Nem as crianças nem seus pais devem tocá-los, mas podem montar os animais no "dodo manège", um carrossel de espécies extintas e em perigo de extinção localizado do lado de fora.
A Grande Galeria da Evolução ocupa um lindo prédio de ferro e vidro que data dos anos 1880. Originalmente, era o prédio dedicado à zoologia e reabriu ao público em 1994 após décadas sendo negligenciado.
O museu exibe mais de nove mil animais e insetos preservados de um acervo que contém mais de dezenas de milhões deles. As mostras contam as histórias inter-relacionadas da evolução das espécies e do impacto humano sobre o planeta, incluindo um salão de animais extintos e em perigo de extinção, onde criaturas parecem brilhar sob uma luz suave que ajuda na preservação.
Museu da Música
Esse museu localizado no 19º Arrondissement fica ao lado da casa da Filarmônica de Paris. O acervo abarca séculos de música clássica europeia e instrumentos, com pianos detalhadamente decorados e centenas de palhetas, cornetas e instrumentos de corda, incluindo um octobaixo de três metros de altura que deve ser tocado com as mãos e os pés.
Nas galerias, é possível presenciar apresentações ao vivo todos os dias, com instrumentos originais ou réplicas. O museu disponibiliza duas versões do guia em áudio, um para as crianças e outro para os adultos, e os visitantes podem ouvir o som dos instrumentos em exposição. Em seções menores é possível ver guitarras elétricas, instrumentos experimentais do século XX, como o teremim e o gmebaphone, bem como uma seleção de instrumentos de outros continentes.
Museu de Artes dos Parques de Diversões
Nesse museu, concebido de uma maneira muito divertida em antigas adegas de vinho, crianças e adultos podem montar em carrosséis vintage e brincar em jogos típicos dos parques de diversões de antigamente. Guias relatam a história das feiras itinerantes europeias e explicam os sinais que identificam o país de origem de um cavalo de carrossel. Uma dica: cavalos britânicos olham na posição oposta à dos cavalos provenientes da Europa continental.
Um carrossel britânico incomum da virada do século 20 – que teve uma breve aparição no filme "Meia-Noite em Paris" – apresenta um conjunto de bicicletas. Ele é movido pela força de quem pedala as magrelas e pode chegar a uma velocidade de 55 quilômetros por hora.
É necessário reservar com antecedência no site do museu. Visitas em francês são oferecidas diversos dias por semana durante todo o ano e as em inglês são oferecidas durante os meses de verão.
Museu de Artes e Ofícios
Estabelecido durante a Revolução Francesa para exibir o que existia de mais moderno no universo das ciências e tecnologias, o Conservatoire des Arts et Métiers tem recebido, desde sua abertura, atualizações contínuas, que gradualmente transformaram o local em um museu da história das mudanças tecnológicas.
O acervo tem um alcance tremendo, com carros antigos, os primeiros motores construídos, instrumentos científicos e elementos usados para construir a Estátua da Liberdade, incluindo um molde de gesso da escultura em escala humana.
Os primeiros aviões, incluindo o primeiro a cruzar o Canal da Mancha, estão pendurados no teto de um prédio, a antiga igreja de Saint-Martin-des-Champs. Assim como o pêndulo de Foucault, instrumento usado pela primeira vez para provar visualmente a rotação da Terra na metade do século XIX. O acervo tem um alcance tremendo, com carros antigos, os primeiros motores construídos, instrumentos científicos e elementos usados para construir a Estátua da Liberdade, incluindo um molde de gesso da escultura em escala humana.
Se o pai, ou a mãe, quiser se sentir particularmente velho(a), deve mostrar aos filhos um walkman Sony localizado atrás do vidro no salão das comunicações.
Museu da Mágica
Pelas reações esboçadas pelos jovens visitantes do Museu da Mágica, parece claro que uma apresentação de mágica não precisa de tradução. Todas as visitas a esse museu, localizado na vizinhança de Marais, começam com uma pequena apresentação de truques simples, seguida de uma visita guiada pelos adereços e objetos mágicos em exibição nessas adegas do século XVI. Essa visitação, atualmente, é feita em francês; logo, visitantes de outros idiomas podem preferir explorar o local sozinhos ou com a ajuda dos guias escritos em inglês disponíveis na entrada.
Os destaques incluem espelhos convexos mágicos, kits antigos para fazer mágica em casa, a primeira caixa usada com sucesso por um mágico americano para serrar uma mulher ao meio e um sarcófago antigo de múmia que fazia desaparecer os ocupantes. Uma segunda galeria, ainda menor, traz o que as crianças poderiam batizar de os primeiros ancestrais do GIF animado. Dezenas de autômatos, muitos oriundos dos parques de diversão da virada do século, fazem movimentos simples ao toque de um botão.
Por Emma Jacobs