Começam a valer nesta segunda-feira (13), no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, as novas regras para embarque da bagagem de mão – aquela que vai junto com o passageiro – em voos nacionais. Uma ação educativa é realizada desde 24 de abril e termina neste domingo (12).
Quem tiver essa bagagem fora do padrão terá de despachá-la no check-in da companhia, com possibilidade de cobrança de taxa, conforme o tipo da franquia da viagem. As medidas permitidas passam a adotar um único padrão: 55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade, segundo padrões da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês).
Ações educativas foram feitas em etapas em 15 aeroportos do país, a partir de 10 de abril. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), o pente-fino é necessário para evitar que sejam levados para o compartimento dos passageiros volumes incompatíveis com a capacidade do bagageiro, o que causa transtorno a outros clientes.
Desde 2017, quando a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) começou a valer, as companhias aéreas passaram a cobrar pelo despacho de bagagens. A única mala sempre gratuita para o passageiro é a de mão, que só pode ser uma por pessoa e precisa pesar até 10 quilos.