Para evitar estresse na hora daquela viagem tão esperada, é preciso ficar atento às regras de bagagens. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) começou nesta quarta-feira (10) uma campanha de orientação — que será realizada em 15 aeroportos do país — sobre a utilização da mala de mão, com o objetivo de agilizar o fluxo de embarque e desembarque, evitando atrasos.
A partir de maio, bagagens fora do padrão precisarão ser despachadas nos check-ins das companhias aéreas, sendo passíveis de cobranças, conforme o tipo de franquia contratada para a viagem.
As medidas da bagagem de mão são 55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura x 25 centímetros de profundidade, seguindo os padrões da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). O peso máximo permitido é de 10 quilos.
Quem vai viajar pode aproveitar aplicativos gratuitos que ajudam a calcular as medidas da bagagem de mão, por meio da realidade aumentada. Assim, você já fica sabendo se poderá levar a mala na cabine.
Confira três aplicativos que calculam as medidas da mala:
1 - Kayak
Para medir a bagagem é preciso primeiramente escanear o chão (para ajudar na calibragem das medições) e, depois, mover a câmera ao redor da mala para capturar o tamanho. A partir disso, o app faz o cálculo e dá as medidas de comprimento, largura e altura. O app está disponível para iOS e Android.
2 - Latam Airlines
O app cria uma caixa virtual de 35 cm de largura e 55 cm de comprimento e, se a mala couber dentro da caixa virtual, ela está aprovada para ser levada na cabine. O app está disponível para iOS e Android.
3 - Momondo
O aplicativo mede, por meio da realidade aumentada, as dimensões da bagagem e informa quais são os limites da companhia aérea contratada. O app está disponível para iOS e Android.