Nova Petrópolis espera receber 180 mil turistas apaixonados por chocolates neste ano. De 11 a 21 de abril, o Jardim da Serra receberá, pelo segundo ano seguido, a Chocofest, que prevê mais de 200 atrações gratuitas pelas ruas da cidade. A ousada meta de superar em 70 mil pessoas os número de visitantes de 2018 se deve ao maior tempo de preparação do evento, à antecipação da divulgação e à expansão no número de atrativos, que dobrará em 2019.
— O ano passado serviu para testar como seria o evento em Nova Petrópolis, depois de 20 anos sendo realizado em Gramado. E a recepção foi muito boa, o que nos deixa otimistas para o que vem pela frente — afirmou Eduardo Zorzanello, um dos diretores da Rossi & Zorzanello, que organiza o evento, durante coletiva de imprensa que marcou o lançamento oficial do festival, nesta quarta-feira (20), no Hotel Sheraton, em Porto Alegre.
Como em 2018 a ocupação hoteleira chegou a 95% durante o evento, neste ano, a expectativa é de lotação completa, inclusive com turistas tendo de se hospedar em Canela e Gramado. O investimento total na Chocofest é de R$ 650 mil. O prefeito de Nova Petrópolis, Régis Luiz Hahn, buscou inspiração nas cidades vizinhas para realizar festas de grande porte e espera que a Chocofest represente um salto do município no mapa do turismo.
— Este evento ajudou a tornar Gramado e Canela as referências turísticas que são hoje, e queremos o mesmo para nossa cidade — afirma Hahn.
Novas atrações
Para alcançar a meta, a organização ousa nas atrações. As ruas serão decoradas com enfeites de Páscoa. Seis ovos gigantes pintados por artistas mostrarão elementos da Páscoa de diferentes regiões do mundo. Paradas com música e desfiles coloridos, com muitas fantasias e alegorias, animarão as tardes nos dois finais de semana contemplados pelo evento.
Para crianças, a Chocofest organizará aventuras de caça ao ninho no Labirinto Verde e na Aldeia do Imigrante, principais cartões-postais da cidade. Os pequenos poderão, ainda, pegar um dos três mil ovos sem decoração espalhados pela cidade para pintá-los em oficinas e colocá-los em um espaço da praça da Rua Coberta.
No local, será instalado o Planeta das Guloseimas, com vários espaços temáticos para encantar os turistas, como Vila de Chocolate, Casa da Bruxa, Vila de Açúcar e espetáculos artísticos diários. A culinária alemã — com boa cerveja e comidas típicas —também estará representada em uma praça de alimentação. Mais informações sobre a programação podem ser encontradas neste link.