O mirante do Morro da Borússia, em Osório, no Litoral Norte, foi reaberto à visitação do público nesta quinta-feira (1º). O local ficou em obras de 5 de fevereiro a 19 de setembro, para revitalização do espaço.
Nesta primeira fase da obra, foi feita a reforma da plataforma, com substituição de todo o madeiramento, estrutura, piso, guarda-corpo e cobertura. Para um segundo momento, está prevista a construção da escadaria central, demolida por segurança. Esta etapa ainda não tem previsão de início.
Para a execução dos trabalhos, o município fez o investimento de R$ 209.757,30 e aditivo de R$ 13.914,24.
— O morro tem suas peculiaridades e o mirante engrandece esse espaço, juntamente com a estrutura que a Prefeitura de Osório coloca à disposição das pessoas como estradas, iluminação e outras atividades que nos competem — disse o prefeito Eduardo Abrahão na cerimônia de inauguração desta quinta-feira.
Mais sobre o mirante
- Inaugurado em dezembro de 2009.
- O projeto surgiu como uma das medidas compensatórias pelo impacto ambiental da instalação do Complexo Eólico em Osório, considerado o maior Parque da América Latina.
- A obra foi executada com a contrapartida do município.
- É considerado um dos pontos de maior visitação, permitindo uma visão ampla e única da cidade, dos 145 aerogeradores dos Parques Eólicos, das lagoas e das praias dos municípios vizinhos.
- Sua estrutura é formada por uma plataforma de 50m², com altura equivalente a quatro andares, o que permite uma visualização do seu entorno.
- O local pode ser visitado durante a semana e a entrada é gratuita.
- O acesso é pela lateral da BR-101, km 98, através da Estrada Romildo Bolzan, com asfalto, iluminação e placas informativas que indicam como chegar ao local.