O feriado de Finados tem movimentação intensa em Gramado. A expectativa da GramadoTur, organizadora do Natal Luz, é de que mais de 250 mil pessoas participem do evento de a quinta-feira (1) até domingo (4).
O número se baseia no balanço do primeiro fim de semana da programação. Conforme o presidente da entidade, Edson Néspolo, o fim de semana passado, de abertura do Natal Luz, registrou 150 mil pessoas. Os três espetáculos pagos reuniram 11 mil pessoas.
_ Nunca tínhamos vendido todos os ingressos no primeiro fim de semana _ destacou Néspolo.
Para o Natal pelo Mundo, espetáculo desta sexta-feira (2), os bilhetes já estão esgotados. Espera-se, também, vender todos os ingressos das apresentações pagas de sábado e domingo.
Entre as atrações gratuitas deste fim de semana, destaque para a Tannenbaumfest, a festa dos pinheirinhos do Natal Luz. O evento integra a comunidade local e visitantes ao longo da principal avenida de Gramado, a Borges de Medeiros, para a decoração de 54 pinheiros. O evento ocorre a partir das 17h deste sábado (3). Em caso de mau tempo, a atividade será transferida para o domingo (4), no mesmo horário.
Embora o feriado de Finados tenha movimento acima do normal, a expectativa é ainda maior para o feriado da Proclamação da República, no dia 15 de novembro. Segundo Néspolo, quase todos os espetáculos estão esgotados, o que indica uma movimentação ainda maior na cidade da região das Hortênsias.
Movimento na região Uva e Vinho
O feriado também aumenta a procura na rede hoteleira na área de abrangência do Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria (Segh) da região Uva e Vinho. De acordo com a diretora executiva da entidade, Márcia Ferronato, Bento Gonçalves tem as taxas mais altas de ocupação, variando de 75% a 80%.
Dados divulgados nesta semana pela Secretaria de Turismo de Bento apontam que, em nove meses, a cidade já atraiu mais de 1 milhão de turistas. Isso representa um aumento de 2% em relação ao movimento no mesmo período do ano passado.
A região das Termas da Longevidade vem na sequência como a mais procurada deste feriado, com cerca de 70% de lotação. Caxias do Sul também tem hotéis com 60% de ocupação (a cidade normalmente conta com maior movimentação empresarial).