Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
"Impossível ir a Veneza e deixar de passear pelos seus canais em uma gôndola. Esse passeio tem um charme único, e você conhece os principais lugares da cidade por outro ângulo. Não é muito barato, porém, indico não deixar de fora."
Letícia Carteri
De Veranópolis, em novembro de 2014
"A Ponte de Rialto é a ponte em arco mais antiga e mais famosa sobre o Grande Canal. Foi erguida entre 1588 e 1591 e projetada por Antonio da Ponte. A estrutura conta com duas rampas inclinadas e uma porção de lojinhas dos dois lados, que vendem especialmente objetos de cristal de Murano e máscaras do carnaval veneziano. A qualquer hora do dia, uma multidão se acotovela na ponte para apreciar sua arquitetura ou a navegação que passa por ela. É um lugar que rende belíssimas fotos e deixa muita saudades."
Valderez Anzanello
De Veranópolis, em maio de 2017
"Veneza é encantadora! A melhor forma de conhecê-la é se perdendo pelo labirinto formado por milhares de ruazinhas, canais e pontes. Dificilmente, você repetirá um caminho, e todos serão surpreendentemente belos."
Gabriela Lucchese
De Bento Gonçalves, em outubro de 2017
"Este é o Grande Canal, um dos muitos que compõem a maravilhosa de Veneza, ligada por pontes, com belos restaurantes e sorveterias. Cidade encantadora, romântica, cheia de mistérios. Quem vai e não se perde nas suas pequenas vielas não poderá dizer que foi a Veneza..."
Ana Cristina Cardoso
Em outubro de 2013
"A Praça de São Marcos é o coração de Veneza, onde ficam a Basílica de San Marco, o Palácio Ducal, o Museu Correr e o Campanário, alguns dos principais pontos turísticos da cidade."
Silvia Helena Uebel
De Novo Hamburgo
"Não é só a atmosfera de mistério que torna Veneza fascinante. Uma cidade construída sobre as águas tem características únicas, que deixam seus milhões de visitantes intrigados e curiosos. A Ponte dos Suspiros (em italiano, Ponte dei Sospiri) é uma ponte característica de Veneza, situado perto da Piazza San Marco. Conhecida em todo o mundo, fotografada pelos turistas provenientes de todos os lugares, a lenda diz que, em tempos remotos, os prisioneiros (atravessando-a) suspiravam, na ocasião de ver pela última vez o mundo externo."
Diego Corato e Virginia Zorzetto
De Sarandi, em janeiro de 2018
"A gôndola negra, magra, e o modo em que se move, leve, sem qualquer ruído. Há algo estranho, uma beleza de sonho, parte integrante da cidade da ociosidade, do amor e da música." – Hermann Hesse
Silvio e Mara Ungaretti
De Porto Alegre, em novembro de 2017
"Veneza é aquele lugar que você sempre sonha em ir, e quando vai, sempre sonha em voltar! Cheio de lugares mágicos e toda foto fica linda! Destaque para a Praça de San Marco, onde sempre vou tomar um cálice de vinho! Tradizione! Ho voglia di vivere a Venezia!"
Marcus L. Purper e Sonia Puff
"O Carnaval de Veneza surge a partir da tradição do século 16, quando a nobreza se disfarçava para sair e misturar-se com o povo. Desde então, as máscaras são o elemento mais importante deste carnaval. Há, no entanto, registros de folguedos carnavalescos de 1268. A festa carnavalesca de Veneza tem duração de 10 dias, com bailes à noite."
Lorena Scotta Webster
De São Leopoldo, em junho de 2014
"Veneza é um labirinto de pequenos e grandes canais espalhados pela laguna, no nordeste da Itália. É impossível ficar indiferente a Veneza: cada passo revela uma história a ser descoberta, um novo mistério a ser desvendado, um romance a ser vivido. O passeio de gôndola é, sem dúvida, o mais emocionante. Além de ser o passeio mais tradicional da cidade, você acaba conhecendo os principais pontos turísticos de Veneza, em um barco superconfortável. Foi um sonho realizado!"
Leni Bettin
De Porto Alegre
"Veneza, a cidade sobre as águas, é um passeio imperdível pela sua beleza de arquitetura, gastronomia e tendo um passeio obrigatório a ser feito que é considerado o mais romântico do mundo: o passeio de gôndola pelos canais de Veneza. Na foto, ao fundo a Basílica de San Giorgio Maggiore."
Antonio C. Pulsy e Margarete C. Pulsy
Em 2013
"Veneza incendeia nossa imaginação e encanta nossos sonhos! Uma história presente em cada esquina, em cada "piazza", uma cidade envolvida completamente por canais, ilhotas e "palazzi" espetaculares! Esta foto é especial, mostra minha esposa e eu caminhando nas vielas e pequenas pontes, até encontrarmos a casa onde meu pai nasceu e morou antes de imigrar ao Brasil, história e sentimentos vividos e registrados nesse momento mágico! Veneza é um lugar de sonho, um lugar para nunca ser esquecido!"
Gianfranco e Alkine
De Porto Alegre, em março de 2015
"Perdi-me entre os canais de Veneza em época de chuva... Mas encontrei a Praça de São Marcos longe de alagamentos. Maré favorável e beleza arquitetônica indescritível."
Ida Vanessa D. Schwartz
De Porto Alegre, em novembro de 2018
"O que dizer de Veneza? Um lugar mágico, de sonhos, de desejo realizado. Feito para românticos casais, ou com diz a canção de Charles Aznavour, uma triste Veneza quando não se ama mais. A ruelas estreitas, os canais alagados, as gondolas, as finas lojas, os caros restaurantes para padrões brasileiros compõe um cenário inesquecível, e acalenta o desejo de retornar o mais rápido possível."
Leonardo Vitola
De Porto Alegre, em fevereiro de 2014
"Passear pelas ruas e canais de Veneza é uma experiência inesquecível. Em cada curva, deparamos com imagens belíssimas e que tornam esta uma das cidades mais visitadas do mundo. "
Sandra Pinzon
De Guaíba, em junho de 2017
"Talvez uma das cidades mais românticas do mundo, com um astral de tirar o fôlego, ruelas, calçadas, casas comerciais, restaurantes tudo é incrível, passeios inesquecíveis. Na foto, a Ponte dos Suspiros."
Mário e Lecy Gonçalves
De São Leopoldo, em maio de 2016
"Veneza no inverno tem um charme especial. Depois de navegar pelos seus canais sentindo o vento gelado no rosto, aquecer o corpo e a alma com uma boa taça de vinho e uma pasta deliciosa é um programa obrigatório. É para se apaixonar quantas vezes você quiser."
Luciano Terra Leoneti
De Santa Vitória do Palmar, em 2016
"Veneza é a viagem dos sonhos, com seus canais, gôndolas e seus palácios que encantam com seus estilos, ora bizantino ora barroco ou gótico, onde as janelas parecem um bordado! O Campanário, com sua altura de 98 metros, proporciona uma vista fantástica. Somado a tudo isto, uma atração imperdível é a Basílica de São Marcos, situada na Piazza San Marco."
Nilzete Bukowski
De Porto Alegre, em junho de 2018
"Veneza é uma das cidades mais visitadas da Itália e do mundo. Quando se diz: "perca-se pelas vielas", nunca se levou tão a sério essa frase, pois é impossível não se perder, mesmo que se tenha em mãos o mapa da cidade. A estratégia, no entanto, é utilizar o grande canal ou a Praça São Marcos como referência para se encontrar. É, sem dúvida, a cidade mais encantadora e admirada pelos milhares de turistas que a visitam. A foto é da Ponte de Rialto (1588-1591), a mais antiga e mais famosa, ligando um lado a outro o Grande Canal. É um dos principais cartões-postais de Veneza, juntamente com a Ponte dos Suspiros e a Praça de São Marcos."
Flávio dos Reis Pereira e Lisandra Santos Defaveri
De Porto Alegre, em setembro de 2014
"Veneza, capital do Vêneto, é uma cidade encantadora que cativa o visitante a retornar para apreciar suas belezas, sua cultura, boa comida e suas peculiaridades, tais como os canais e estreitos caminhos (ruas) sinuosos, ladeando ou pelo interior dos prédios. Veneza também é recheada de arte, não só nos prédios seculares, mas como grande berço da pintura e da música, onde nasceram ou se apresentarem grandes pintores e músicos, como Veronese, Ticiano, Canaletto, Vivaldi, Rossini, Verdi e muitos outros. Andar nos vaporettos e o tradicional passeio de gôndola, fazem parte dos deslocamentos e passeios turísticos dos visitantes. O número de turistas que a visitam cresce anualmente e atualmente é a 38 ª cidade mais visitada do mundo. Em contrapartida, o número de residentes vem caindo desde os anos 1970. Na foto, um gondoleiro conduzindo a gôndola em direção à ponte do Rialto, a mais antiga das pontes sobre o Grand Canal, construída em 1591 pelo arquiteto veneziano Antoni da Ponte."
Roberto Cabral de Mello Borges e Nara Teresinha Chitão Nery
Em setembro de 2018
"A Basílica de São Marcos é mais famosa das igrejas de Veneza. É um exemplo da arquitetura bizantina. Localizada na Praça de São Marcos, fica ao lado do Palácio dos Doges. A riqueza de detalhes do seu interior e exterior é grandiosa. É um ponto turístico e religioso para guardar para sempre na memória."
Adriane Lacerda Martins
De Porto Alegre, em maio de 2016
"Ponte di Rialto durante a Regata Storica di Venezia, evento que reúne embarcações típicas venezianas e a realização de corridas."
Sissi Dias
De Porto Alegre, em setembro de 2017
"O passeio de gôndola é muito romântico. O condutor da nossa gôndola até cantou Dio como Te amo. Momento inesquecível e para quem for, aprecie. "
Cláudia e Jesus Fernandes
De Alegrete, em setembro de 2014
"Conhecer a Itália era um sonho que virou realidade recentemente. Almejava uma viagem que me permitisse conhecer os detalhes, vivenciar a cultura, sentir os cheiros, experimentar os sabores, deslumbrar-me com as cidade as quais só havia visto através da televisão ou revistas. Veneza era meu maior objetivo. Tudo o que eu esperava daquele lugar, de repente estava ao meu alcance. Veneza é bela sempre, mas conhecendo e entendendo sua história, seus detalhes e suas entranhas, tudo fica mais rico e deslumbrante de apreciar.
A Piazza San Marco é um lugar para registrar tudo, muita história e beleza. Ali está a Basilica di San Marco, o Palazzo Ducale e, ao lado, a Ponte dos Suspiros. Suspiros' que não tem nada a ver com romantismo, pois os tais suspiros não eram de amor. A ponte foi construída para ligar o Palazzo Ducale à Prigioni Nuove, primeira edificação no mundo construída para ser uma prisão. Então, quem suspirava eram os condenados que viam pelas pequenas janelas da ponte a luz do dia pela última vez antes de adentrarem ao cárcere. Veneza é surpreendente."
Neusa Maria Fachinelli Dall'Onder
De Carlos Barbosa, em setembro de 2018.
"Piazza de San Marco, sem enchente. Beleza da basílica que dá nome à praça."
Luiz Carlos e Gilka Bolze
De Montenegro
"A ilha de Murano, localizada em Veneza, é composta, na verdade, por sete ilhas menores, unidas por pontes entre si, e está distante um quilômetro de Veneza. É um local famoso pelas obras em vidros."
Rudolfo Goldmann e Susana Compagnoni Bem
De Farroupilha, em 2014
"Veneza, La Serenissima, é uma cidade encantadora e única. Fundada há mais de 1,5 mil anos, tem como um dos seus principais pontos turísticos suas 409 pontes e 177 canais, que proporcionam lindíssimos passeios românticos em suas gôndolas."
Santiago e Maria das Graças Mascia
De Porto Alegre, em junho de 2016