A serra gaúcha vai ganhar mais uma opção de turismo a partir de 2019. A nova rota, chamada Caminho das Araucárias, é parte de um projeto nacional para interligar todas as áreas de preservação do Brasil por meio de caminhos ecológicos que podem ser percorridos a pé ou de bicicleta. Esse é o primeiro passo da iniciativa no Rio Grande do Sul.
O novo caminho vai ligar as florestas nacionais de Canela e São Francisco de Paula, os parques nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral e a Área de Proteção Ambiental da Rota do Sol. A previsão é de que o caminho seja finalizado no início do próximo ano.
Conforme a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado, Ana Pellini, o acordo, firmado no Festuris em Gramado, prevê um caminho de cerca de 200 quilômetros de extensão ligando todas as áreas de preservação ambiental da Serra Gaúcha com São José dos Ausentes, no extremo Nordeste gaúcho. Ana aponta que o trecho de 70 quilômetros, entre Canela, São Francisco de Paula e Cambará do Sul, já está pronto e sendo vendido pelas agências de turismo da região.
Em um primeiro momento, a intenção da secretaria é de que esse caminho seja percorrido a pé, a exemplo do caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Porém, segundo a secretária, já se fala em projetos para uma futura trilha a ser percorrida de bicicleta.
Conforme a pasta, o caminho tem o objetivo de promover a atividade esportiva e o turismo ecológico na região. A conservação das trilhas deve ficar a cargo das próprias comunidades que em troca devem explorar economicamente o caminho com pousadas, hotéis e cantinas.