Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
"O México é rico em belezas naturais e destaca-se pelas praias paradisíacas, com águas mornas e cristalinas, e pela badalação noturna. O que mais impressiona, porém, é a história da imponente civilização maia, povo altamente desenvolvido. Eles criaram sistemas astronômicos, matemáticos, físicos e arquitetônicos, além de terem sido notáveis por sua língua escrita e seu famoso calendário. Na foto, estamos na pirâmide na cidade de Coba, que, na época da chegada dos conquistadores espanhóis, tinha 50 mil habitantes."
Artur Moreto Zuffo e Betina Cecchele
De Espumoso, em julho de 2018
"Não deixe de visitar Chichén Itzá, antiga cidade maia que se tornou a quinta das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, em 2007. Com construções repletas de precisão arquitetônica e muitos significados esotéricos, as antigas ruínas deixam até os mais céticos impressionados. É um lugar fantástico!"
Ana Lúcia Lourenço e Teo Weeck
De Porto Alegre
"O cenote Ik-kil está bem próximo à zona arqueológica de Chichen Itzá. Ele fica 26 metros abaixo da superfície, com acesso por uma escadaria. Ao chegar ao lugar, é impossível não ficar encantada com a beleza. É mágico!"
Norma e Lília Conci
Em janeiro de 2015
"Em um passeio pelo calçadão de Cozumel, é possível admirar as várias estátuas que se encontram no trajeto. Los Carnaveleros homenageia o famoso carnaval de Cozumel e encontra-se em pleno Centro Histórico de San Miguel. O azul-turquesa do mar caribenho ressalta a imagem e a torna mais deslumbrante."
Santiago e Maria das Graças Mascia
De Porto Alegre, em junho de 2016
"Isla Mujeres é uma pequena ilha bem perto de Cancún, com um mar lindo, excelentes pontos para mergulho, parques e outras atrações. Não há acesso rodoviário até lá e, por isso, é preciso pegar uma balsa, em uma travessia que demora entre 20 e 40 minutos. A ilha é pequena, mas a melhor forma de rodar por lá é alugar um carrinho de golfe (US$ 15 por uma hora), que dá autonomia para conhecer tudo sozinho e ir até suas extremidades."
Maria Marina e Ana Rosa Cabral
De Ijuí, em fevereiro de 2017
"Um passeio imperdível para quem está na Cidade do México é conhecer o Palácio de Bellas Artes, inaugurado em 1934, local de uma beleza indescritível tanto por sua belíssima arquitetura exterior quanto pelas inúmeras pinturas dos mais conhecidos muralistas mexicanos, como Diego Rivera, David Siqueiros e José Clemente Orozco. Nesse espaço, é possível vislumbrar e sentir um pouco da riqueza cultural do México. Esta fotografia foi tirada em fevereiro de 2016, oportunidade em que encontramos Bagre e Ernesto Fagundes visitando o museu. Eles estavam captando imagens para a gravação de seu DVD."
Marcelo Andreatta e Mariane Camargo
De Cruz Alta
"Chichén Itzá é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno pela Unesco. Esse sítio arqueológico dos povos maias é repleto de construções de previsão arquitetônica e de engenharia, Lá, chama atenção um campo que era usado pelos maias para seus 'juegos de pelota', um dos maiores da América. Encontram-se registros nas pedras do que acontecia com os times perdedores: todos tinham suas cabeças decapitadas!"
Viviane Stifft, Cinara Campos, Eda Schwartz e Juliana Graff
Em setembro de 2018
"A rica gastronomia mexicana, com suas tortillas de milho, guacamole, chilli com carne, entre outros, com sabores característicos e picantes, é considerada Patrimônio Intangível da Humanidade pela Unesco, desde 2010. Esta saborosa experiência culinária podemos degustar na La Casona de Valladolid, Yucatán, cidade a cerca de 160 quilômetros da conhecida e turística Cancún. Entre os pratos, um típico preparo chama Papadzul, que é uma autêntica iguaria yucateca com origem maia a base de tortilla, ovos cozidos, molho de sementes de abóbora, molho de tomate e uma pitada de 'chile habanero' (pimenta). Fabuloso!"
Paulo Ernani Peres Ferreira e Thiago Berton Ferreira
De Passo Fundo, em dezembro de 2014
"A Cidade do México, que está 2.250 metros acima do nível do mar, oferece um mundo de opções para recordar interessantes passagens na rica história mexicana. Os casarões remetem ao tempo da colonização espanhola. Temos a casa-museu de Frida Kahlo; o Zocalo (foto); uma das catedrais mais imponentes das Américas; a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe; e o Museu Nacional de Antropologia (no Parque de Chapultepec), que é um dos mais visitados do mundo."
Giscard Stephanou
De Porto Alegre, em novembro de 2015
"O Parque Xcaret é um passeio inesquecível, onde nadamos com os golfinhos. É um majestoso parque natural, no qual você descobre a riqueza natural e cultural do México."
Ronaldo e Teresinha
De Porto Alegre, em agosto de 2016
"A devoção a Nossa Senhora de Guadalupe é unanimidade no México. Nas situações de crise e dificuldades, a Virgem de Guadalupe é o abrigo seguro dos mexicanos. Milhares de peregrinos visitam a catedral anualmente."
Suzana e Vunibaldo Esser
De Porto Alegre
"Com águas cristalinas e temperatura média de 25ºC, o cenote Ik-Kil (significa poço ou buraco) está localizado na região de Yucatán, no México. São grandes piscinas naturais com águas límpidas e cristalinas que provêm de rios subterrâneos formados pela água das chuvas. Era considerado um portal mágico pelos maias, porque tinha principalmente um apelo religioso, pois, para eles, essas cavernas eram sagradas."
Lorena Scotta Webster
De São Leopoldo, em abril de 2015
"Chichén Itzá é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. O ponto da cidade maia que mais chama a atenção com certeza é a pirâmide de Kukulcán. Distante cerca de 190 quilômetros de Cancún, é um passeio interessante de ser feito com guia, que explica como funcionava a cidade, detalhes e curiosidades sobre as construções."
Janaína Faé e Luciano Sartor
De Ipê, em junho de 2017
"Xochimilco é conhecida por sua extensa região de canais na parte central da Cidade do México. Suas traineiras coloridas formam uma imensa mancha colorida animada pela música dos mariachis. Ali, há também petiscos apimentados e muita gente alegre."
Ercília Marrero