O segundo dia do 30° Festival de Balonismo de Torres foi de céu limpo no Litoral Norte. O tradicional evento, que teve início na sexta-feira (27), vai até terça-feira (1°), prometendo colorir o céu com balões de diferentes tipos, além de apresentar uma intensa programação, com shows de Fernandinho, Lucas Lucco, Raça Negra e Nando Reis.
Neste ano, o Parque de Balonismo passa a contar com 4,5 mil metros quadrados de área pavimentada pela prefeitura de Torres. O público ganhará mais conforto, segundo a organização, pois nos anos anteriores costumava enfrentar poeira e, nos dias de chuva, barro. A expectativa é pelo menos igualar os 300 mil frequentadores de 2017 e, com otimismo, ultrapassar essa marca:
– Nas edições anteriores, havia gente mais nos horários dos voos. Neste ano, estamos contabilizando um público maior, que frequenta o parque durante todo o dia – afirma Priscila Gamba, diretora de comunicação da prefeitura de Torres.
Participam das provas 65 balões no formato tradicional de gota, apropriado para competições. Além destes, outros seis balões de forma devem levar descontração – são balões em formatos especiais, como coração, bola e formas animais. A previsão é que eles alcem voo neste domingo (29). Priscila comemora:
– O dia (28) está sendo extremamente positivo para nós, da organização. Neste ano, o festival está superando tudo que esperávamos. O clima está maravilhoso. Veio bastante gente ao parque, e as pessoas estão aproveitando as atrações paralelas, além dos voos.
O festival teve sua primeira edição em 1989, quando os organizadores da 2ª Febanana decidiram levar balões para divulgar o evento. Com o sucesso da empreitada, o 1º Festival Sul-Brasileiro de Balonismo foi lançado em outubro daquele ano. O evento de balonismo sobreviveu inclusive à Febanana, que deixou de ser realizada em Torres.
Por causa dos ventos de outubro, que impediam os balões de alçarem voo nas provas, a data foi posteriormente alterada. A atração expandiu-se com o passar do tempo.
O evento é realizado pela prefeitura de Torres e pela empresa Air Show, responsável pela organização técnica. Outras informações estão disponíveis no site do 30º Festival Internacional de Balonismo de Torres.