O tempo de espera na fila de emigração e o cuidado com as bagagens no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, estão entre os mais bem avaliados do país. É o que aponta o resultado divulgado nesta quarta-feira (25) pela Pesquisa de Satisfação do Passageiro realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes.
Numa escala de 1 a 5, o primeiro indicador recebeu nota 4,81 e o segundo 4,61. Com relação à satisfação geral do passageiro, o Salgado Filho levou nota 4,35, o 11° colocado entre os 20 aeroportos analisados.
O aeroporto também se destacou nos quesitos cordialidade e prestatividade dos funcionários do check-in (4,75); qualidade nas informações prestadas pela companhia aérea (4,54); velocidade na restituição de bagagem (4,44); disponibilidade de transporte público para o aeroporto (4,42).
Mas nem tudo são flores. Em relação ao mesmo período do ano passado (primeiro semestre), o aeroporto apresentou quedas: custo-benefício do estacionamento caiu de 3,33 para 3,00; custo-benefício dos produtos de lanchonete e restaurantes passou de 3,06 para 2,69. Ambos abaixo da meta estipulada pelo ministério, que é nota 4.
Ao todo, entre janeiro e março de 2018, foram entrevistadas 19.473 pessoas nos 20 terminais.
Vale lembrar que desde o início deste ano, o Salgado Filho vêm sendo administrado pela alemã Fraport, que arrematou o aeroporto em um leilão realizado em março de 2017. A Infraero permanece como parceira da empresa até o primeiro semestre desse ano.
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