Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos semanalmente. Confira mais desafios.
A fábrica de charutos mais conhecida de Havana é a Partagas, fundada em 1845 por Don Jaime Partagas, que se abastecia nas plantações de fumo na localidade de Vuelta Abajo (Pinar del Rio). Na foto, estou em uma praia caribenha em Varadero, com águas cristalinas verde-esmeralda, acompanhado de um charuto Cohiba e de um belo rum local.
Rodrigo Germano Ulzefer
De Porto Alegre, em fevereiro de 2010
Passear por Havana foi uma volta ao passado. Em Habana Vieja, a arquitetura colonial se mantém intacta, dando a sensação de que o tempo parou por ali. O país está se abrindo para o mundo, mas ainda em processo lento e burocrático. Não há internet grátis, nem em hotéis e resorts. Cerveja e refrigerante, só de marca cubana. Os preços, em geral, são meio abusivos, mas o povo é gentil e educado. Mostrar as diferenças culturais para minha filha de sete anos foi incrível.
Janaina Patta Santolin e Victoria
De Caxias do Sul, em 2017
As praias de Cuba são espetaculares e surpreendentes, especialmente na pequena ilha de Cayo Largo do Sul, que fica no Mar do Caribe. O acesso ao local é feito somente por avião, em voo de aproximadamente 40 minutos a partir de Havana. Há um trenzinho que passa nos hotéis em horários pré-determinados e leva os visitantes para as principais praias, como Paraíso e Sirena, com areias branquíssimas e águas cristalinas. Um passeio imperdível é visitar a Ilha das Iguanas.
Carolina Hubner Bergmann
De Porto Alegre, em agosto de 2012
No conservado Centro Histórico de Havana, a beleza das sólidas edificações do século 18, época em que Cuba vivia sob o domínio espanhol, encanta os visitantes e mostra o quanto a capital cubana é uma curiosa e encantadora cidade para acrescentarmos aos nossos roteiros de viagens.
Elizabeth Kuhne
De Tramandaí, em agosto de 2017
A foto foi tirada no Paseo di Martí, em Havana. Ao fundo, o edifício do Capitólio Nacional, construído em 1929 e sede do governo até a Revolução Cubana, em 1959.
Jack Russo
Em maio de 2017