Há quem prefira ter que ficar procurando lugar para colocar o guarda-sol em meio à multidão das tradicionais praias da Ilha. Jurerê, Canasvieiras, Ingleses, Campeche, Joaquina e Mole são as campeãs da audiência, com seus bares, restaurantes, carrinhos de sorvete, vendedores de chapéus e saídas de praia, além de todos os micro-aparelhos de som ligados ao mesmo tempo, cada qual com sua trilha.
Por outro lado, há quem deseja que o silêncio seja uma prece, quem busca dias de paz para ler, se sentar ao sol, escutar a trilha sonora do mar ou, simplesmente, não fazer nada.
Para os apaixonados por tranquilidade, estas três praias de fácil acesso — com pouca caminhada ou lugares próximos para estacionar o carro —são verdadeiros templos.
Praia do Saquinho
É a mais conhecida entre as três apontadas, mas mesmo assim oferece toda a comodidade de um local deserto. Ao sul de Florianópolis, na praia da Solidão, há uma pequena trilha que se inicia no canto direito. Da placa que sinaliza "Praia do Saquinho"até a pequena faixa de areia de 20 metros de largura não são gastos mais do que 15 minutos. O caminho não entra pela mata e é bem marcado, classificado por trilheiros como "muito fácil". É recomendado levar alimentos se a intenção for passar o dia no Saquinho.
Praia da Caiacanga
Também no sul de Florianópolis, depois de passar pelo bairro do Ribeirão da Ilha, encontra-se a Praia da Caiacanga, frequentada por moradores locais e turistas que a escolheram como ponto ideal para o período de férias. Silenciosa, é perfeita para relaxar e se desconectar do frenesi da cidade. As pequenas servidões são estreitas e não é permitido estacionar, portanto, o veículo deverá ser deixado antes para não atrapalhar o fluxo dos moradores.
Praia do Calhau
A mais desconhecida do grande público está entre a praia do Santinho e a praia do Moçambique, acessada facilmente pelo canto direito do Santinho, por uma trilha de 20 minutos. Quem faz a trilha inteira em direção ao Moçambique é capaz de passar pelo local sem tomar consciência da pequenina praia do Calhau.
Ela não tem faixa de areia aparente, exceto na maré baixa, mas é possível deixar bolsas e pertences nas pedras ou no gramado e passar o dia sentado com a água sempre a 10 centímetros. Novamente, a recomendação fica para que se leve alimentos e água, além de não deixar o lixo no local.