A avaliação de passageiros sobre o Aeroporto Internacional Salgado Filho caiu no último trimestre, segundo pesquisa do Ministério dos Transportes divulgada nesta terça-feira (30). Nos meses finais de 2017, o terminal de Porto Alegre recebeu nota 4,28, em uma escala que vai de 1 a 5. A pontuação no mesmo período de 2016 havia sido 4,43. A melhor avaliação no Brasil foi do Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, que atingiu 4,77.
O levantamento analisou 38 quesitos de infraestrutura, atendimento, serviços e itens de gestão, todos submetidos à análise dos usuários. Apesar da queda na avaliação, o aeroporto de Porto Alegre ficou dentro da meta estipulada, de 4,00 pontos. A expectativa do governo é de que o desempenho venha a melhorar a partir da privatização do terminal.
— (O aeroporto de) Porto Alegre vai ter uma diferenciação grande agora, pois passa a ser gerido pela iniciativa privada. Penso que, do ponto de vista do passageiro, a diferença mais expressiva é de tecnologia — explicou o secretário nacional de Aviação, Dario Lopes.
Segundo Lopes, o acesso à internet e outros serviços que ofereçam conforto aos usuários são itens que têm importância expressiva na avaliação dos passageiros. A pesquisa também identificou outros itens relevantes, como custo-benefício de alimentação e de transporte (para chegada e saída dos terminais).
A classificação dos passageiros ficou abaixo da meta do governo em três terminais: Hercílio Luz, em Florianópolis, com nota 3,51; Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, que atingiu 3,85; e Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, com pontuação 3,91.
Desde que passou a ser realizada, em janeiro de 2013, a pesquisa já ouviu 308 mil pessoas. Os questionários são aplicados diariamente. A análise é feita trimestralmente. No último levantamento, foram incluídos cinco aeroportos, totalizando 20 em todo o país. Com isso, a cobertura da movimentação foi ampliada para 87%.