"Bem-vindos à Capital Catarinense do Turismo", disse Leandro, o motorista da van que me transportava do aeroporto de Navegantes até Balneário Camboriú. Como típica gaúcha de família que desbrava Santa Catarina no verão, já havia estado por lá, mas da visita restavam apenas pequenas e falhas memórias de infância.
A viagem até o hotel, na zona central, foi de mais ou menos 40 minutos, repletos de histórias e curiosidades. Aliás, o papo da vez era o novo apartamento milionário que o craque Neymar comprou na cidade. Não é de surpreender, já que diversos prédios estão entre os mais altos da América Latina, o que atrai famosos e milionários para o local - e o que rendeu ao balneário o apelido de "Dubai Brasileira".
Minha missão: achar novidades em um lugar tão conhecido e querido pelos gaúchos. Para isso, visitei a Costa Verde & Mar, região turística do centro-norte catarinense, composta pelos municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo. No fim, o que encontrei foi uma região com lugares perfeitos tanto para quem quer relaxar quanto para quem pretende se divertir.
Para relaxar
A verdade é que encontrar praias bonitas em Santa Catarina não é uma tarefa tão difícil. Cada parada é mais fascinante do que a outra e, ao mesmo tempo, muito diferente. O que me deixou mais encantada foi como, em poucos metros, podemos dar de cara com lugares tão diferentes.
A praia central, por exemplo, é como se fosse uma Copacabana. Cercados de prédios de luxo e um calçadão característico, sentimos o calor humano enquanto passamos por lá. Quadras de futevôlei, bocha, muitas cantinas à beira-mar com churros (para agradar os hermanos argentinos loucos por doce de leite) e feirinhas pelas ruas. A típica cidade grande com vista para o mar.
Porém, existem outras prainhas mais calmas e pequenas que vale muito a pena conferir. Duas opções são Estaleiro e Estaleirinho, que atraem muitos turistas que procuram relaxar. Ambas têm pouco comércio e residências, mas contam com uma ótima estrutura de restaurantes, pousadas e hotéis. Outras dicas são as praias de Taquaras, Taquarinhas e, para os adeptos do naturalismo, a Praia do Pinho.
Eu me apaixonei mesmo quando cheguei à Ilha João da Cunha, mais conhecida como Ilha de Porto Belo. Para ir até lá, é preciso pegar um barco da Associação dos Pescadores, no trapiche municipal, no centro de Porto Belo. O lugar encanta pela beleza paradisíaca e tem a natureza preservada como seu maior atrativo. O uso turístico-recreativo respeita a capacidade máxima de visitantes, avaliada em 1.780 pessoas por dia. Os profissionais literalmente contam quantas pessoas desembarcam no local e, se o número chega próximo à lotação máxima, a ilha pode ser fechada.
O turista, além de relaxar e entrar em contato com a natureza, pode também realizar esportes náuticos, como caiaque, esqui-aquático e banana boat.
Caminhadas são uma boa pedida: o passeio mais famoso da ilha é a Trilha Ecológica. O trajeto guiado, de aproximadamente uma hora em meio à Mata Atlântica, oferece curiosidades e lendas relacionadas à ocupação da ilha, observação de animais e plantas, inscrições rupestres encontradas na pedra que dá nome à trilha e um mirante de observação com um visual panorâmico de toda a baía de Porto Belo.
Outra parada obrigatória para quem gosta de apreciar as maravilhas da natureza é o Mirante Eco 360º, no município de Bombinhas. No topo do morro, temos uma visão panorâmica do município que é de tirar o fôlego. Foi uma das vistas mais incríveis com as quais já deparei. O melhor é que, para alguém como eu, não acostumada a fazer trilhas, o caminho é supercurto e tranquilo. São apenas 200 metros que podem ser percorridos em 10 a 15 minutos.
Por último, uma atração pouco conhecida entre os gaúchos, mas que vale muito a pena conferir: o Museu Oceanográfico da Univali. Geralmente, os turistas que vão às praias de Santa Catarina são amantes do mar, mas pouco conhecem sobre o infinito universo que existe dentro dele.
Em dezembro de 2015, o museu foi inaugurado como atrativo turístico de Balneário Piçarras. Ele é internacionalmente reconhecido, pois, em sua vasta coleção de mais de 200 mil peças, conta com a maior coleção de mamíferos marinhos da América, além da maior coleção privada de tubarões e arraias do mundo. O passeio é cheio de conhecimento e ótimo para descobrir um pouco do nosso patrimônio biológico marinho, que é um dos mais invejáveis do planeta.
Os organizadores ressaltaram que o foco é, principalmente, atender estudantes, mas o lugar também vem se tornando conhecido pelo público em geral. Um spoiler é que podemos conhecer as espécies dos peixinhos famosos do filme Procurando Nemo, e eles são apaixonantes! O local está aberto para visitação todos os dias, das 14h às 18h.
Para se divertir
Inaugurado em 1999, o Parque Unipraias, de Camboriú, tem 47 bondinhos que ligam a Barra Sul, na orla da cidade, até a praia de Laranjeiras, com uma parada no Morro da Aguada. Com capacidade para seis pessoas, os bondinhos têm paredes de vidro, que proporcionam uma vista deslumbrante de Camboriú e da Mata Atlântica.
No alto do Morro da Aguada, podemos conferir três atrações: o ZipRider!, o Youhooo! e a Fantástica Floresta. O primeiro é semelhante a uma tirolesa, mas com tecnologia de ponta que garante uma descida alucinante de 750 metros em meio à Mata Atlântica. O aventureiro fica suspenso por um cabo em uma velocidade média de 60 km/h.
Encarei a descida, e foi uma das melhores sensações do mundo! Claro que sempre bate aquele medo quando a gente percebe que está a 240 metros de altura, mas é tudo tão rápido, e a vista tão maravilhosa, que dá vontade de repetir o percurso mais 10 vezes.
O Youhooo! é um trenó radical que percorre mais de 700 metros descendo em um trilho na Mata Atlântica. Pode-se ir sozinho ou acompanhado de uma pessoa, e a velocidade é controlada individualmente pelo usuário, podendo atingir até 60 km/h.
Por último, a Fantástica Floresta, uma atração especial para as crianças, mas que também deixa os adultos encantados. É como se estivéssemos dentro de uma floresta mágica, onde os visitantes percorrem vilarejos de seres encantados e trilhas lúdicas, com um playground para os pequenos. É um excelente programa para toda a família, reunindo diversão, cultura, aventura e paisagens maravilhosas.
Claro, não tem como falar em diversão em Santa Catarina sem citar o Beto Carrero. Muitos podem pensar que, depois da morte do homem que deu nome ao parque, o local não seria mais o mesmo.
A verdade é que ele está mais vivo do que nunca, cheio de novas atrações, e não perde em nada para os parques internacionais conhecidos. Começando pelos novos espetáculos. O destaque vai para a peça O Sonho do Cowboy, justamente uma homenagem à figura de Beto Carrero. No início do show, artistas que foram grandes amigos de Beto deixam um depoimento e, logo após, começa uma apresentação que mescla música, dança e teatro. A trilha sonora foi especialmente composta para o musical e é cantada ao vivo pelo elenco.
Para a criançada, o Madagascar Circus Show é o mais divertido. Uma das atrações da área temática inspirada no filme infantil Madagascar, é uma parceria com a Dreamworks que resgata o universos circense. Os personagens interagem com o público em um espetáculo com muita música, atrações acrobáticas e velocidade. Há também brinquedos para crianças e adultos, a Ilha do Pirata, o Espaço Velho Oeste e o zoológico.
*A jornalista viajou a convite do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau