Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
Os vinhos da Itália, por Isete Mollinetti Copat
Na Itália, os vinhedos estão por toda parte, em planícies, montanhas, vales e encostas íngremes.
Um dos melhores passeios de enoturismo por lá é nas ondulantes colinas da Toscana. Com a uva Sangiovese, são produzidos os famosos Chianti, Brunello di Montalcino, Montepulciano e Supertoscanos. O ideal é ficar hospedado nos arredores de Siena, de preferência numa vila toscana (tem ótimas opções bem em conta), e circular pelas graciosas cidadezinhas medievais e pelos castelos. Pode-se agendar a visita às vinícolas pela internet – todas valem a pena, pois têm muita história e tradição. Algumas famosas: Antinori, Brolio, Castello di Ama, Ruffino, Argiano, Villa Banfi e Rocca delle Macie.
Leia também
Onde fazer enoturismo no Rio Grande do Sul
Conheça 5 rotas turísticas para curtir Bento Gonçalves, na Serra
Campanha tem se fortalecido como destino de enoturismo no Estado
Outra região bela e famosa de vinhos é Piemonte, onde se pode fazer a Rota dos Vinhos Barolo e Barbaresco, produzidos com a uva Nebbiolo. Estes vinhedos estão localizados na província de Cuneo, em uma área conhecida como Langue e Roero, próximo à cidade de Alba. Também importante no quesito enoturismo é Puglia, com destaque para os vinhos da uva Primitivo da Manduria e Neroamaro. Há também a região do Vêneto, com os Amarones, a Valpolicella e outras tantas uvas, todas fascinantes!
Um capítulo à parte é a mágica ilha da Sicília, com suas lindas praias, cidades de montanha, vulcões e as centenárias vinícolas que produzem os Marsalas e os vinhos com a variedade Nero D'Ávola.
Impossível fazer tudo isso em uma só viagem. O bom é ficar apenas em uma região uns 15 dias e aproveitar as comidas típicas, a história, a arquitetura e tudo o que esta natureza abençoada nos proporciona. Evviva!
Perfil
Isete Mollinetti Copat, 58 anos, é professora aposentada e apaixonada por vinhos. Mora em Bento Gonçalves
Lugares que conhece: Estados Unidos, Canadá, Europa, América do Sul
Ainda quer conhecer: Austrália, Nova Zelândia, Tailândia, Israel
Outros relatos de leitores
"Roteiro imperdível para os apreciadores de vinhos e belas paisagens, o Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves é uma excelente opção de programa na serra gaúcha. Muito aprendizado sobre vinhos e harmonizações, natureza deslumbrante e deliciosas opções gastronômicas tornam o passeio magnífico. No verão, os parreirais estão repletos de uvas, que podem ser colhidas durante a visita."
Francesca Pesce Heemann
De Porto Alegre, em fevereiro de 2016
"Passear pela região da Provence, no sul da França, é lindo demais. Mas as surpresas não acabam no belo cenário. Em todas as semanas nos meses do verão francês, há uma programação de mercados de rua nas principais cidades da região. Em alguns dias de viagem, prove: segunda-feira, queijos espetaculares em Gordes; terça-feira, azeitonas magníficas em Aix; quarta-feira, adocicados melões em Cavaillon. E, na quinta-feira, juntar tudo com um perfumado rosé francês e sentar à sombra dos parreirais."
Nikolle Sommer e Gustavo Sebben
De Porto Alegre, em agosto de 2014
"Aos pés da Cordilheira dos Andes, Mendoza é perfeita para o enoturismo. Responsável por 70% da produção de vinhos da Argentina, a cidade conta com centenas de vinícolas. Uma delas é a Luigi Bosca, localizada na região de Lujan de Cuyo. Em estilo clássico, o prédio foi construído na área de um antigo moinho."
Magda Avena e Janice Avena
De Porto Alegre, em novembro de 2014