Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
Um giro pela capital, por Lisiane Brustoloni
Lima, a capital peruana, nos surpreendeu, não só pela excelente e renomada gastronomia, mas pela beleza e a limpeza de suas ruas, além da hospitalidade de seu povo.
A maioria dos hotéis – de preços relativamente baixos, se formos comparar com os nossos – localiza-se em Miraflores, região nobre da cidade. O bairro é lindo e fica na encosta do mar, à beira de um penhasco de onde se avista a parte baixa da cidade e o exuberante Oceano Pacífico.
Leia também
Conheça o Peru em duas versões: a ancestral e a natural
Peru tem atrações turísticas que vão muito além de Machu Picchu
Confira quatro tipos de roteiros pela América do Sul
Os turistas costumam visitar a Miraflores Boardwalk, onde está a Praça dos Amores, parada obrigatória para admirar o famoso monumento Os Enamorados. A Boardwalk também conta com uma extensa ciclovia, com vários quiosques para alugar bicicletas.
A segurança é outro ponto forte da cidade, com muito policiamento nas ruas. Ali também nunca chove, razão pela qual as casas mais simples não têm telhado.
Mais uma atração, o Larcomar é um shopping aberto na beira de um penhasco, com ótimas lojas para compras e restaurantes estrelados. Mesmo dentro da cidade, é possível conhecer alguns sítios arqueológicos incas. Além disso, um passeio pelo centro administrativo e histórico da capital é obrigatório. Vale, também, fazer o city tour com o Mirabus, que parte da Avenida Larco.
Em Lima, realizei o sonho de voar de parapente e pude ver a cidade de muito alto. Foi uma experiência inesquecível.
Ficamos positivamente impressionados com a capital peruana, cosmopolita, pulsante e com a melhor gastronomia da América, tanto que planejamos retornar em breve.
Perfil
Lisiane Brustoloni, 47 anos, é dentista em Porto Alegre. Na foto, aparece com o marido, Cássio
Lugares que conhece: Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Peru, Panamá, República Dominicana, Alemanha, Holanda, França, México e diversas cidades brasileiras
Ainda quer conhecer: Grécia, países nórdicos, Reino Unido e Canadá
Outros relatos de leitores
"Uma das maiores atrações do Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo (3.851 metros acima do nível do mar), são as pequenas ilhas flutuantes da comunidade dos uros. Nestas ilhas, os visitantes são muito bem recebidos pelos nativos e podem passear em uma das famosas balsas de Totora."
Jonas Carlos Rudnitski
De Áurea, em maio de 2015
"O Peru é um país que conta uma história das Américas bem antes da colonização. Tudo é lindo, com boa gastronomia, povo alegre e belas paisagens. As mais bonitas ficam entre Písac e Ollantaytambo, onde você tem a oportunidade de tirar fotos com os moradores e suas lhamas."
Elis A. Splendor e Francieli Rodhe
De Tenente Portela e Porto Alegre, em maio de 2016
"Machu Picchu, também conhecida como a "cidade perdida dos incas", é uma cidade pré-colombiana muito bem conservada e localizada no topo de uma montanha a 2,4 mil metros de altitude. É um lugar mágico e encantador. Uma das sete maravilhas do mundo atual, foi elevado a Patrimônio Mundial da Unesco. O local é incrível pela grandiosidade da obra e por toda a sua história e o seu misticismo."
Ana Maria Moussalle Macedo e Luís Roberto da Silva Macedo
Em maio de 2016
"Lugar pouco divulgado do Peru, Chan Chan, em Trujillo, na costa norte do Peru, aos pés da cordilheira dos Andes, era a sede do império chimu. Suas paredes de argila guardam segredos da história desse povo que viveu e floresceu no deserto, cuja riqueza era comparada à dos faraós egípcios. Caminhando pelas ruínas, podemos observar o minucioso trabalho esculpido nas paredes. Infelizmente, eles não deixaram registros escritos, e o pouco que se sabe vem dos incas, que os conquistaram no século 15."
Sirlei Dutra
De Canoas