Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
Um tesouro próximo a Lisboa, por Giscard Stephanou
A pequena e exótica Sintra é o lugar perfeito para um bate-volta para quem estiver visitando Lisboa, a capital portuguesa. A vila (tem recusado ser elevada à categoria de cidade) é cheia de palácios, castelos, florestas, jardins e conta com um lindo centro histórico.
Fica a apenas 30 quilômetros de Lisboa, e a melhor maneira de chegar lá é de trem. Basta sair da estação do Rossio (ou Estação Central de Lisboa) e viajar por 40 minutos.
Leia também
A 32 quilômetros de Lisboa, a cidade de Sintra era refúgio da nobreza
Cabo da Roca relembra espírito dos descobridores lusos
A região do Algarve tem belas praias e boa comida
Segundo a história oficial, a Vila de Sintra foi habitada pelos celtas e, depois, pelos mouros, até que se tornou um refúgio de verão da realeza portuguesa. Os dois pontos turísticos mais conhecidos e imperdíveis – e muito próximos um do outro – são:
1) Castelo dos Mouros
O lendário Castelo de Sintra, popularmente conhecido como Castelo dos Mouros (foto), está em um dos pontos mais altos da Serra de Sintra. Começou a ser construído em 300 a.C. por gregos, galo-celtas e túrdulos. Depois, pertenceu aos mouros, que dominaram o lugar até a conquista de Lisboa por Dom Afonso Henriques no século 12.
2) Palácio Nacional da Pena
Certamente, o palácio mais bonito e exótico de Portugal, por suas referências arquitetônicas e artísticas. É considerado uma das principais expressões do romantismo arquitetônico do século 19. Começou a ser construído em 1836, com a intenção de ver lá de cima o reino do criativo Dom Fernando II e atestar, justamente, o domínio sobre o Castelo dos Mouros, pouco abaixo do Palácio da Pena. Em 1995, o conjunto de Sintra foi classificado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Perfil
Giscard Stephanou, de Porto Alegre, viajou a Portugal em dezembro de 2014
Lugares que conhece: 72 países/principados/emirados, além de todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal
Ainda pretende conhecer: Sérvia, Croácia, Eslovênia, Ucrânia, Islândia, Austrália, Nova Zelândia
Confira outros relatos de leitores
"Portugal é lindo! E a melhor forma de conhecer é sair estrada afora. Para se ter uma vista panorâmica deslumbrante do Vale do Douro e de suas vinícolas, vale uma parada no Miradouro de São Leonardo, em Galafura."
Gabriela Tansini Lucchese
De Bento Gonçalves, em setembro de 2016
"Esta foto foi feita no Cabo da Roca. À direita, aparece o farol e, ao fundo, as formações rochosas que se debruçam sobre o Oceano Atlântico. Estávamos indo para Sintra e entramos na estrada que leva a este local lindo, que, segundo Camões, 'É onde a terra se acaba e o mar começa'. Vale a visita – além do visual, tem uma loja com artesanato e uma lanchonete, onde tomamos um espumante maravilhoso!"
Anahi Xavier
De Porto Alegre, em setembro de 2016
"Conhecida como a Veneza Portuguesa, Aveiro é atravessada por um canal e é tida como um dos destinos mais encantadores de Portugal. Nos coloridos moliceiros – barcos parecidos com as gôndolas venezianas –, é possível fazer um passeio pelos canais e se encantar com a atmosfera da cidade e sua bela arquitetura. Aveiro também é procurada por suas praias e pelos divinos ovos moles, especialidade local."
Valderez Anzanello
De Veranópolis, em dezembro de 2016
"A pouco mais de 100 quilômetros de Lisboa está a cidade de Fátima. Vale fazer um bate-volta para vivenciar uma experiência repleta de espiritualidade no santuário, que completou o seu primeiro centenário neste ano."
Bárbara e Plinio Anele
De Porto Alegre, em julho de 2016
"Tive a oportunidade de visitar, depois de 30 anos, o lugarejo onde meu pai nasceu, chamado Requeixo, que tem como ponto principal a Ponte de Pedra. Foi emocionante rever a família e visitar locais sobre os quais ouço histórias e mais histórias até hoje."
Ana Lúcia Lourenço
De Porto Alegre, em setembro de 2016