A Latam Airlines estreará por aqui a nova política que a empresa anunciou em novembro de 2016 para os seus seis mercados domésticos. O Brasil será o quinto país a implementar os novos serviços e produtos, que, segundo a companhia, tem o diferencial de "permitir ao cliente escolher como viajar e pagar apenas pelo que deseja adquirir".
Todas as alterações serão feitas de forma gradual ao longo das próximas três semanas para que os passageiros possam se adaptar.
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Mercado Latam
Entre as mudanças, está um novo serviço de bordo para compra de bebidas e alimentos nos voos domésticos no país, inclusive nas viagens mais curtas, de até uma hora de duração. Batizado de Mercado Latam, o serviço no Brasil contará com um cardápio de 52 produtos. A previsão é de que o cardápio seja renovado duas vezes ao ano, com manutenção dos produtos mais bem aceitos e melhor avaliados pelos clientes.
A oferta de comida fresca contará com sanduíches, wraps, saladas e diversas alternativas para o café da manhã, bebidas quentes e frias, snacks salgados e doces, menu para crianças, vegetarianos, veganos, comida kosher, opções para celíacos e pessoas com intolerância à lactose, um bar com espumante, vinhos e cervejas, entre outros.
Os produtos poderão ser adquiridos de forma avulsa com preços a partir de R$ 4, ou por meio de um dos combos, oferecidos a partir de R$ 14, com pagamento em dinheiro ou no cartão de crédito – Visa ou Mastercard.
"Esta nova forma de viajar traz muito mais liberdade para o cliente decidir como quer voar, pagando pelos serviços adicionais que quiser e selecionando a tarifa que se ajuste melhor às suas necessidades. Com isso, esperamos que mais clientes possam começar a voar, ampliando dessa forma o acesso ao transporte aéreo, com tarifas mais econômicas, além de mais e melhores opções para o passageiro”, afirmou, em comunicado, Jerome Cadier, CEO da Latam Airlines Brasil. “O Grupo projeta ampliar em 50% a quantidade de passageiros transportados até 2020, consolidando o avião como um meio de transporte massivo na região e estimulando o crescimento econômico dos mercados onde opera.”
Novos perfis de tarifas
A compra de passagens aéreas domésticas seguirá um novo modelo de perfis tarifários, o que, de acordo com a empresa, dará mais flexibilidade para o consumidor escolher e pagar apenas pelos serviços e benefícios que realmente deseja adquirir na sua viagem. São quatro opções: Promo, Light, Plus e Top.
A tabela a seguir (fornecida pela própria Latam) mostra quais serão os perfis de tarifas domésticas e seus respectivos pacotes de benefícios inclusos. Durante o lançamento, o serviço de reserva de assento estará disponível em caráter promocional para as tarifas Promo e Light.
Compra antecipada da primeira bagagem
A cobrança da primeira bagagem em voos domésticos da Latam no Brasil será de R$ 30 para compras antecipadas, feitas no momento da emissão do bilhete. Para compras realizadas a qualquer momento antes do voo, pelo site latam.com, call center, agências, aplicativo ou durante o web check-in, o valor será de R$ 50. Já para as compras feitas no balcão de check-in, lojas ou totens de aeroportos, o valor será de R$ 80.