Surpreendidas tanto quanto os viajantes, as agências de viagens esperam para logo uma solução para o problema que levou à suspensão da confecção de passaportes. A decisão foi comunicada na noite desta terça-feira pela Polícia Federal.
Leia mais:
Confira em quais situações é possível pedir o passaporte de emergência
Saiba quem receberá o passaporte normalmente
Para onde vai a taxa que você paga ao fazer o passaporte
Presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens no Rio Grande do Sul (Abav-RS), João Augusto Machado foi na manhã desta quarta-feira ao posto da Polícia Federal em Porto Alegre. Recebeu a confirmação do comunicado oficial e a informação de que vão fazer apenas alguns passaportes de emergência.
– Informaram que há de 20 a 30 passaportes para emergência, mas serão para casos muito urgentes. Citou exemplos de doença ou morte. Só que o supervisor lembrou também que, no ano passado, houve a mesma situação e que o problema foi resolvido em cerca de dez ou 12 dias.
Segundo a nota da Polícia Federal, a suspensão ocorre por "insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem." O agendamento online do serviço e o atendimento nos postos seguem funcionando normalmente.