Gosta de adrenalina? De se aventurar por aí e descobrir lugares novos? Se a resposta for sim, nós temos o roteiro perfeito. O Partiu RS de hoje é todo pelo litoral gaúcho – do extremo Norte ao extremo Sul. Um passeio diferente, com paisagens deslumbrantes e para todas as idades: a Rota dos Faróis.
Passamos por 17 faróis em cinco dias. Nosso ponto de partida foi Torres. São 192 quilômetros e pouco mais de duas horas para quem sai de Porto Alegre. O trajeto é quase uma reta pelas BRs 290 e 101. Para nós, que saímos de Passo Fundo, foram 430 quilômetros.
Leia também
Salto do Yucumã é a principal atração de Derrubadas, na fronteira
Maquiné oferece muitos lugares com cachoeira e piscina natural
Um passeio em Marcelino Ramos e Piratuba, região de águas termais
A partir de Torres, percorremos 160 quilômetros. Nosso primeiro dia de expedição terminou em Palmares do Sul. O grupo se dividiu para passar a noite em um camping e uma pousada da cidade.
No dia seguinte, pegamos a estrada cedo em direção a Tavares, onde mais uma aventura nos aguardava: uma trilha com cerca de 40 quilômetros até a Lagoa dos Patos. O pessoal aproveitou para deixar um pouco as caminhonetes e os jipes de lado, para curtir ainda mais o dia.
Seguindo nossa trilha, conhecemos outro farol: o de Mostardas.
– Esse farol é um dos mais antigos do Estado, de 1865. É ativo, mas hoje funciona com placa e bateria de energia solar. E aqui é um lugar que passa muita gente, principalmente de jipe – explica o turismólogo João Batista Cardoso.
Por ali, ainda passamos por dunas e fizemos um percurso dentro d'água entre os municípios de Mostardas e Tavares.
Na segunda noite de viagem, ficamos num camping de Tavares. No dia seguinte, pegamos a estrada rumo ao Litoral Sul. Em São José do Norte, subimos na balsa e atravessamos para Rio Grande. No Cassino, mais uma parada para curtir as belezas do lugar.
Foi um roteiro feito quase todo pela areia, que começou cedinho e terminou só no fim da tarde, no extremo sul do país, no farol do Chuí, localizado no município de Santa Vitória do Palmar. De Passo Fundo ao Chuí, na fronteira do Brasil com o Uruguai, foram 1,3 mil quilômetros, mais uns 800 quilômetros na volta para casa. Mas valeu cada quilômetro rodado, cada farol percorrido!
#PartiuRS é uma série multimídia que mostra as belezas do Estado. Além do ZH Viagem, a série pode ser acompanhada aos sábados, no Jornal do Almoço, da RBS TV, no Supersábado, da Rádio Gaúcha, e em um site especial no G1. A coordenação é de Mariana Pessin (mariana.pessin@rbstv.com.br)