Quando as montanhas-russas vieram da Rússia para a França, há quase 200 anos, rapidamente suplantaram as diversões mais rotineiras dos parques. Elas são muito importantes para os complexos temáticos modernos dos Estados Unidos, os quais, por definição, visam unificar as emoções sob um tema ou ideia (ou marca comercial). Mas será que as montanhas-russas se atêm a um tema real?
Claro, é possível ver a estátua de um personagem de quadrinhos na entrada da atração, mas quando o cinto de segurança é mais tarde liberado, você acaba com uma descarga de adrenalina em vez de uma experiência que o faz se lembrar do espírito ou energia do personagem.
Leia também
A busca pela montanha-russa perfeita
Guia Flórida: os principais parques temáticos
Como ter uma experiência VIP na Disney, em Orlando
Há algo memorável em relação à montanha-russa com uma história. Esses passeios, quando feitos corretamente, comprometem-se tanto com as emoções quanto com o tema. A ideia não é ser orientado por personagens, mais sim ser um trajeto com personalidade. Elas são muitas vezes tecnicamente ambiciosas, envolventes e oferecem uma combinação de emoção e cinematografia.
A seguir, uma visita guiada a quatro destaques.
Revenge of the Mummy: The Ride – Estúdios da Universal Hollywood, Califórnia
Sim, essa montanha-russa abriu há 12 anos, quando a franquia do filme A múmia ainda era um fenômeno. E, sim, ainda é uma das montanhas-russas temáticas mais impressionantes e emocionantes já construídas. Esse brinquedo fica em um parque temático com inúmeros personagens que podem servir de inspiração: a Universal tem atrações ligadas a Jurassic Park, Hulk, King Kong e Harry Potter, mas a montanha-russa com a melhor experiência imersiva é mesmo essa extensão da franquia A múmia.
Nela, os cenários e o visual com qualidade de estúdio começam na fila – há iluminação sombria, efeitos sonoros sinistros e hieróglifos. O brinquedo inclui conceitos projetados por Stephen Sommers, diretor e roteirista do filme, e trilha sonora composta por Alan Silvestri, responsável pela música do longa.
Você é levado por túmulos onde a maldição de uma múmia exige sua alma. Prepare-se para muitas animações entre múmias e guerreiros, efeitos visuais e uma disparada em alta velocidade para dentro de um túnel totalmente escuro. Um dos trechos faz você voltar de ré pela pista, para aumentar a desorientação. Uma versão na Universal de Orlando tem um trajeto alternativo, mais múmias e pirotecnia elaborada, como um teto tomado pelo fogo.
O tema
Você atravessa um mundo onde a maldição de uma múmia pode roubar sua alma.
Momento de destaque do tema
Quando sua alma pertence à múmia e ela faz questão de que você nunca se esqueça disso.
Cheetah Hunt – Busch Gardens, Tampa, Flórida
Quer saber como é ser um predador correndo pelo Serengeti? A emocionante montanha-russa Cheetah Hunt o faz sentir algo muito próximo disso. Usando um sistema que impulsiona o carrinho com motores, a montanha-russa já sai do portão a toda, sem a tradicional subida. Antes que você tenha a chance de recuperar o fôlego, a segunda aceleração chega, uma subida a quase 100 km/h, a mais de 30 metros acima do chão, seguindo para um trecho em forma de pretzel antes de levá-lo a um mergulho subterrâneo.
A Cheetah Hunt dá saltos altos e agacha, exibindo algumas de suas habilidades predatórias. O brinquedo é inteligente no que se refere à maneira em que a velocidade diminui antes que outra aceleração o coloque de novo em alta velocidade. E as paisagens detalhadas realmente fazem você se sentir como se estivesse correndo pelas pradarias da África. Um trecho da pista que passa por cima e ao lado de um rio, além de cavernas, é inspirado. Quando você acha que a caçada está quase no fim, aparece mais uma acele-ração colina acima, descendo depois por um vale.
É muito parecido com uma perseguição de safáris dos quais já participei, principalmente por causa do elemento surpresa. Não é possível ver o trajeto inteiro da fila porque assim não dá para antecipar a aventura na qual você está para embarcar. E com bem mais de um quilômetro de trilhos, a caçada parece seguir em todas as direções.
O tema
Em um mundo onde os guepardos são caçadores, você é um deles, em plena caçada.
Momento de destaque do tema
Quando você dá um rápido salto vertical em busca de sua presa.
Expedition Everest – Disney's Animal Kingdom, Flórida
Pronto para ver um yeti? A Expedition Everest no Animal Kingdom, da Disney World, é a mais elaborada do parque e a montanha-russa temática mais divertida em uma cadeia com muitas opções excelentes.
Ela usa o conceito de vagão de mina desgovernado popularizado décadas atrás e, bem, rouba a cena. O trajeto passa por dentro e ao redor de uma montanha gigante do Himalaia com aspecto um pouco mais autêntico que outras opções, e o pico, a mais de
60 metros de altura, é o mais alto das 18 montanhas nos parques da Disney. O carro é inspirado em um velho trem com motor a vapor que transportava chá e carrega 34 passageiros.
A entrada para a fila do passeio se parece com um escritório de reservas do Himalaia em uma vila na base de uma montanha. Feito com pedras empilhadas irregularmente e uma impressionante atenção aos detalhes, a atração pode fazer você se sentir em Katmandu. Conforme o trem segue pela primeira pequena subida, dá para ver a linda cachoeira na encosta da montanha, o que desvia sua atenção da primeira descida, que o leva para uma área arborizada, e para a próxima subida, bem maior. É então que a diversão começa de verdade.
O trilho de trem no final da subida liga dois pontos altos na passagem da montanha antes de levá-lo através de um túnel até um beco sem saída, onde os trilhos à frente estão quebrados (estrago presumivelmente causado por uma criatura raivosa). Então, os trilhos atrás de você se modificam, fazendo o trem andar para trás, mergulhando na escuridão. Você vê uma silhueta do temido yeti antes que a montanha-russa volte a andar para frente e saia por uma colina íngreme. Embora não seja a montanha-russa mais intensa do mundo, seu apego ao tema a torna uma das mais interessantes.
O tema
Você está nas entranhas de uma montanha do Himalaia tentando fugir de um yeti.
Momento de destaque do tema
Quando você percebe que a pista foi sabotada.
Verbolten – Busch Gardens Williamsburg, Virgínia
A Europa é o principal tema do Busch Gardens em Williamsburg. Na área da Oktoberfest Village, há uma montanha-russa pequena com um elemento surpreendente o bastante para assustar este entusiasta pouco impressionável.
A Verbolten pretende reproduzir a experiência de um passeio panorâmico de carro através da Floresta Negra na Alemanha, com vários elementos ambientais ao longo do caminho. Você anda em um trem que se parece com um carro.
Há um passeio tranquilo ao ar livre por uma área arborizada antes de chegar aos elementos do interior da floresta. Vários efeitos de iluminação e decorações se alternam, então é possível encontrar um dos três cenários: o lobo mau, uma tempestade com relâmpagos ou o espírito da floresta.
Mas o momento que verdadeiramente me espantou foi uma sequência na qual os trilhos chegam a um beco sem saída. Eu esperava que o trenzinho começasse a ir para trás para nos tirar desse local, não que a pista inteira, trem e tudo, entrasse em uma queda livre de cerca de 5,5 metros e se conectasse com a pista abaixo. É a tecnologia mais emocionante – e angustiante – que já experimentei, e mal posso esperar para voltar.
O tema
Monstros espreitam seu passeio na Floresta Negra.
Momento de destaque do tema
Quando você penetra nas profundezas da floresta, e as coisas ficam realmente assustadoras.