Pequenas quedas d'água, cascatas médias e também gigantescas. Essa água toda corre por três cidades dos vales do Taquari e do Rio Pardo: Sério, Boqueirão do Leão e Progresso, em um roteiro chamado Caminho das Cascatas.
Há opções de pacotes fixos, mas o passeio pode ser montado de acordo com a vontade do grupo – quanto tempo (um, dois ou três dias) e quantas cidades, por exemplo. O nível de dificuldade das trilhas também pode ser escolhido pelos participantes. Os grupos devem ser de 15 a 20 pessoas, mas os organizadores estão montando roteiros mais curtos para grupos menores ou casais.
Leia também
Nova Prata oferece banho em águas relaxantes
Um passeio de cores e tranquilidade pelo Vale do Taquari
Faça um roteiro gastronômico no caminho rumo a Santa Cruz do Sul
O que escolhemos foi de dois dias e começou com um café da manhã que mais parece um banquete, típico da colônia. E, realmente, é preciso estar bem alimentado, porque a trilha é puxada.
Em Sério, a primeira cascata que encontramos, da Bugrinha, já nos obrigou a fazer uma parada. Mas foi rápida, porque o mais legal estava logo à frente, em uma caverna que faz a gente se sentir pequeno. Os guias dizem que, mais ou menos 40 anos atrás, ainda havia gente que morava ali. Parece que a natureza esculpiu a rocha como se ela fosse mesmo uma casa.
Fazer esse roteiro é quase como integrar a comunidade. O Seu Irno, por exemplo, abre a porteira de seu sítio, na localidade de Alto Sampaio, para quem quiser conhecer o gigantesco paredão que tem no pátio. Ele ainda colocou uns banquinhos para lagartear, contemplando a paisagem.
– O lugar é muito bonito, chega ser impactante a visão que se tem do paredão. Não tinha a ideia que seria assim tão grande – surpreendeu-se o auxiliar administrativo Alexandre Pfeifer.
Um pouco mais adiante, no Camping Decker, é possível acampar por R$ 5.
De micro-ônibus, seguimos até a cidade de Boqueirão do Leão – que, claro, também tem cascatas.
– Estamos em uma região de montanhas e muitas nascentes. Então, temos o privilégio de contar com várias cascatas próximas da cidade e de fácil acesso – explica a turismóloga Diuly Mähler.
As próximas paradas são nas cascatas do Gamelão e de Colônia Jardim. Cenário que convida o turista para um piquenique com todas as delícias que a região produz, como biscoitos, geleias e suco de uva.
O segundo dia começou logo cedo. O ponto de partida foi a igreja da cidade de Progresso. Dali, o passeio seguiu até a propriedade da família Campiol, onde repetimos o ritual: alongamento, aquecimento e café da manhã caprichado. De longe, já se podia avistar a Cascata do Moinho. No caminho, algumas paradas para contemplar a paisagem. Quando chegamos ao pé da queda de cem metros de altura, a vista não poderia ser mais linda.
O Caminho das Cascatas prova que, entre curvas e montanhas, sempre vai haver um fio de água capaz de te encantar.
Como fazer
– O passeio que fizemos, de dois dias, custa R$ 280, preço que inclui visita a todas as cascatas, guia, transporte, refeições e hospedagem.
– No site caminhodascascatas.wixsite.com/turismo, é possível conferir as opções de pacotes fixos.
– Roteiros podem ser montados de acordo com a vontade do grupo.
– É preciso fazer agendamento pelo telefone (51) 8444-6512 ou pelo e-mail caminhodascascatas@gmail.com.
#PartiuRS é uma série multimídia que mostra as belezas do Estado. Além do ZH Viagem, a série pode ser acompanhada aos sábados, no Jornal do Almoço, da RBS TV, no Supersábado, da Rádio Gaúcha, e em um site especial no G1. A coordenação é de Mariana Pessin (mariana.pessin@rbstv.com.br)