Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
Um pouco de tudo na Austrália, por Carine Fabris Corazza
Nos dois anos em que morei na Austrália, lugares para conhecer não faltaram. A seguir, dou algumas dicas.
– Desbravar o deserto do Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta e conhecer a história dos aborígenes, povos nativos da Austrália e da Tasmânia, é parada obrigatória no caminho para Uluru (foto acima), segundo maior monólito (estrutura geológica constituída por um única e maciça pedra) do mundo.
Leia também
Grande Barreira de Corais impressiona pela beleza natural única no mundo
Perth, a cidade australiana que é o sonho dos liberais e dos hipsters
Beleza natural é pano de fundo para programas artísticos em Sydney, na Austrália
– Para quem gosta de apreciar uma boa viagem de carro, nada melhor do que cruzar a Great Ocean Road até os 12 Apóstolos, conjunto de formações rochosas que fica a 230 quilômetros de Melbourne e é Patrimônio Mundial da Humanidade. Continuando a road trip, Thredbo, localizada a 190 quilômetros da capital, Camberra, é a opção para os amantes da neve.
– Para quem curte sol e praia, a Austrália também é destino certo. Uma caminhada entre as praias de Bondi e Coogee, em Sydney, e os mergulhos com tubarões atraem os turistas que gostam de aventuras.
– Outro Patrimônio Mundial da Humanidade é a Grande Barreira de Corais, no nordeste do país. Com 2,2 mil quilômetros de extensão, é o maior ecossistema de recifes de corais do mundo e encanta os visitantes, que podem escolher entre atividades como mergulhos e voos panorâmicos.
– É possível ainda passear pelos centros históricos nas grandes cidades e parar para tomar um café nas deliciosas confeitarias.
PERFIL
Carine Fabris Corazza, 23 anos, é estudante
Lugares que conhece: Canadá, Austrália, Tailândia e Uruguai
Ainda quer conhecer: Irlanda, Itália, Colômbia, Peru e Estados Unidos
Leia mais relatos de leitores
"Na Austrália, há muitos parques onde é permitido interagir com coalas e cangurus. Escolhemos o Gorge Wildlife Park, nas proximidades de Adelaide, que conta com muitos animais criados em ambiente natural. O coala é muito fofo e cheiroso! Tem cheiro de eucalipto, graças às tantas folhas que come nas poucas horas em que fica acordado."
Tamara Dentee
De Porto Alegre, em maio de 2016
"Sydney é uma das cidades mais bonitas do mundo, com baías, enseadas, praias relaxantes e um centro dinâmico de intensa vida cultural. A Harbour Bridge é um dos ícones locais e liga o centro à costa norte, mais residencial. Ela foi concluída em 1932, após oito anos de obras. É possível fazer uma caminhada sobre o arco da ponte, com vista incrível da Baía de Sydney e da Opera House, outro cartão-postal da cidade."
Beto Conte
De Porto Alegre, em fevereiro de 2015
"O arborizado bairro de Narrabeen, no lado norte das praias de Sydney, a 30 minutos do centro, tem muitos lagos, comércio, pubs e vários pelicanos fazendo bonito no mar."
Regina Ferreira
De Porto Alegre, em novembro de 2014