Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
Perito Moreno, por Giscard Stephanou
A Patagônia é um paraíso de lugares únicos, como a cidade de El Calafate, na província argentina de Santa Cruz. Ela é base para explorar o Parque Nacional Los Glaciares, distante cerca de 80 quilômetros dali. Nele, está a maior geleira em extensão horizontal do mundo: o Perito Moreno, que tem diminuído constantemente devido ao aquecimento global.
O glaciar tem 250 quilômetros quadrados de área e paredes de até 60 metros de altura em relação ao nível do Lago Argentino, onde está localizado. Por isso, muitos dizem que ele é a Amazônia de água sólida.
Leia também
Uma jornada pelo venerado parque Torres del Paine, na Patagônia
Montanhas, geleiras e lagos são alguns dos destaques da Patagônia
Caminhadas em Perito Moreno e Torres del Paine são atrações da Patagônia
O parque, por sinal, apresenta um dos fenômenos naturais mais fascinantes do planeta: o espetáculo da ruptura, que não acontece com frequência. Entretanto, a todo momento, pequenos pedaços de gelo se desprendem e provocam estrondos. Além disso, abriga o Lago Viedma e outros inúmeros glaciares. O Perito Moreno, porém, é o mais conhecido, graças à facilidade de acesso – basta usar as passarelas, que contam com vista de ponta a ponta do gigante branco-azulado.
Também se pode fazer uma caminhada na superfície da geleira (com uns grampões, para garantir maior aderência na neve), oportunidade em que se degusta um uísque servido com pedras de gelo extraídas do glaciar.
PERFIL
Giscard Stephanou, de Porto Alegre, viajou à Patagônia em abril de 2013
Lugares que conhece: todos os Estados brasileiros, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Panamá, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Porto Rico, México, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Irlanda, Andorra, Itália, San Marino, Alemanha, Áustria, República Tcheca, Mônaco, Vaticano, Grécia, Suíça, Luxemburgo, Liechtenstein, Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Estônia, Hungria, Polônia, Romênia, Bulgária, Bélgica, Holanda, Rússia, Eslováquia, Marrocos, Egito, Turquia, Israel, Jordânia, Territórios Palestinos, Abu Dhabi, Dubai, Catar, Índia, China, Japão
Ainda pretende conhecer: países de Península Balcânica, Malta, Sudeste Asiático, África do Sul, Austrália, Fernando de Noronha
Leia mais relatos de leitores
"Esta é a geleira Mendenhall, no Alasca (EUA), muito visitada pela sua beleza e também por estar próxima da capital Juneau. Uma caminhada tranquila pelo bosque, que contorna o lago de mesmo nome, leva os visitantes para muito perto da geleira. E ainda existe uma bela cachoeira, a Nugget Falls, que cria um visual impressionante. É possível fazer trilhas, sobrevoar o campo de gelo de helicóptero e se deliciar com um incrível passeio de trenó puxado por huskies."
Valderez Anzanello
De Veranópolis, em agosto de 2013
"A geleira Myrdalsjokull, no sul da Islândia, cobre o Katla, um vulcão ativo. As paisagens na região são belíssimas: vulcões, lagos, cachoeiras e praias."
Marília Girardi Zorzato e Leonardo Girardi Ransan
De Porto Alegre, em julho de 2016
"Aletsch, na Suíça, é o maior glaciar dos Alpes, com 23 quilômetros de extensão e área de 81 quilômetros. Toda essa região, incluindo outros glaciais, faz parte da área protegida do Aletsch Jungfrau, que foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 2001. É um lugar deslumbrante, cercado por algumas das mais altas montanhas do país."
Helga Pichler e Ruth Stettler
De Porto Alegre, em junho de 2009
"O glaciar Grey pertence aos Campos de Gelo do Sul da Patagônia e está localizado dentro do Parque Nacional Torres del Paine, no Chile. Nele, encontramos um nunatak – formação rochosa não coberta por gelo, embora dentro da geleira e do Lago Grey, além de vários blocos de gelo azulado que flutuam junto aos barcos."
AJ Kastin, Weihong Pan, Leonardo Leiria e Caroline Camargo
De Baton Rouge (EUA) e Porto Alegre, em março de 2015